27.1 C
New York
Monday, December 15, 2025
InícioNacionalChapo pede audácia e coragem a novos ministros num "momento crucial"

Chapo pede audácia e coragem a novos ministros num "momento crucial"

"Moçambique vive um momento crucial da sua história e o nosso Governo está determinado a trabalhar e enfrentar com coragem e audácia as adversidades e a transformar as oportunidades em progresso para o nosso povo", disse Daniel Chapo, durante a cerimónia de tomada de posse de seis novos ministros, na Presidência da República, em Moçambique.

 

Em causa está a tensão pós-eleitoral que o país atravessa desde outubro, um período de forte agitação social, protestos, manifestações e paralisações, convocadas pelo ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane, com confrontos violentos entre a polícia e os manifestantes, além de saques e destruição de equipamentos públicos e privados.

Para o chefe de Estado moçambicano, a estabilização política deve ser a prioridade, bem como a criação de condições para um "ambiente favorável".

"Sabemos que a paz verdadeira exige um compromisso constante para assegurar a estabilidade política e a harmonia", acrescentou o chefe de Estado moçambicano.

Daniel Chapo desafiou ainda o novo executivo a aprimorar a mudança estrutural que o país precisa, como forma de "entregar ao povo" um produto ajustado às grandes demandas sociais, políticas e económicas atuais.

"A economia de Moçambique é a espinha dorsal do nosso desenvolvimento, que se deve refletir no nosso povo. Apesar de os desafios impostos por crises globais e adversidades internas, o potencial do nosso país permanece virgem, inabalável e bastante promissor", acrescentou.

Os seis ministros hoje empossados juntam-se ao restante elenco governativo já em funções, liderado pela primeira-ministra, Maria Benvinda Levi, e com outros 12 ministros.

O novo grupo é composto por Nyelete Brooke Mondlane, no cargo de ministra dos Combatentes -- era ministra do Género, Criança e Acção Social no Governo anterior -, Samaria dos Anjos Filemon Tovela, no cargo de ministra da Educação e Cultura, e Ivete Ângela dos Anjos Ferrão Alane para ministra do Trabalho, Género e Ação Social.

Foram igualmente nomeados Ricardo Sengo como ministro na Presidência para os Assuntos da Casa Civil, Fernando Rafael ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, e Caifadine Manasse ministro da Juventude e Desportos.

O novo executivo conta, assim, com as nomeações já feitas até ao momento, com 18 ministros, além da primeira-ministra.

Leia Também:

Fonte: Notícias ao Minuto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

O secretário-geral da ONU, António Guterres, falando em uma coletiva de imprensa na sede das Nações Unidas, em Nova Iorqque (foto de arquivo)

Guterres condena ataque mortal em celebração de Hanukkah na Austrália

0
O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou fortemente o ataque terrorista durante a celebração do Hanukkah em Sydney, Austrália. Dois homens armados...
- Advertisment -spot_img