Chefe da ONU pede “contenção máxima” em meio à escalada de violência no Iêmen

0
18
Guterres enfatizou que o direito internacional, incluindo o direito internacional humanitário, “deve ser respeitado em todos os momentos”

O secretário-geral da ONU expressou séria preocupação com os ataques aéreos dos Estados Unidos dentro e ao redor do porto de Ras Isa, no Iêmen, na última semana.

A ofensiva deixou diversas vítimas civis, incluindo cinco trabalhadores humanitários, e danos significativos na infraestrutura portuária, com possível vazamento de petróleo no Mar Vermelho.

Ataques houthis

Em nota, emitida pelo seu porta-voz, António Guterres, enfatizou que o direito internacional, incluindo o direito internacional humanitário, “deve ser respeitado em todos os momentos”.

O chefe das Nações Unidas também expressou profunda preocupação com os ataques em andamento com mísseis e drones pelas forças houthis contra Israel e embarcações no Mar Vermelho, pedindo ao grupo que cesse tais ataques imediatamente.

Ele enfatizou que “a resolução 2768 do Conselho de Segurança relacionada aos ataques houthis contra embarcações mercantes e comerciais deve ser totalmente respeitada”.

Guterres também alertou sobre o risco crescente de uma escalada regional mais ampla e pediu a todas as partes que exercessem “máxima contenção”, reiterando sua exigência pela libertação “imediata e incondicional” de todo o pessoal da ONU e de outros funcionários detidos arbitrariamente pelos houthis.

Fonte: ONU