Resumo
O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, está em Washington para reuniões com altos dirigentes norte-americanos, incluindo o sub-secretário de Guerra e Política, Elbridge A. Colby, e o chefe de Investimentos da Corporação Financeira para o Desenvolvimento Internacional. A agenda dos encontros não foi divulgada pela comunicação social. A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela Lucas, considera estas reuniões como um marco importante na governação de Chapo, que está há menos de um ano no cargo. A visita acontece num momento em que Moçambique enfrenta dificuldades financeiras devido aos cortes de financiamento a iniciativas de desenvolvimento por parte dos EUA e de outros países.
O Presidente da República, Daniel Chapo mantém, dentro de algumas horas, em Washington, nos Estados Unidos da América (EUA), conversações com o sub-secretário de Guerra e Política, Elbridge. A. Colby.
A agenda do encontro entre os dois dirigentes não é do domínio da comunicação social.
Ainda hoje, o Chefe do Estado manterá um encontro com o chefe de Investimentos da Corporação Financeira para o Desenvolvimento Internacional e com a com a comunidade moçambicana residente nos EUA.
Para a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela Lucas, os encontros de Chapo, com altos dirigentes norte-americanos simboliza um marco importante na sua governação, tendo em conta que está a menos de um ano como Presidente de Moçambique.
“Acredito, todos nós temos a ideia de que não é assim tão fácil ter um encontro com um vice- presidente dos Estados Unidos da América, mesmo com os secretários do Estado, e o presidente Chapo conseguiu isso nos seus cerca de nove meses de governação”, enaltece.
A expectativa em torno da visita do Chefe do Estafo é maior, sobretudo por acontecer numa altura em que no país ressente-se da falta de dinheiro, resultante dos cortes de financiamento a iniciativas de desenvolvimento, pelo governo dos EUA, situação que não acontece somente em Moçambique.
Fonte: Jornal Noticias






