Por: Gentil Abel
O selecionador nacional Chiquinho Conde anunciou, ontem, dia 21 de agosto, a lista de convocados da seleção de Moçambique para os próximos desafios da fase de qualificação ao Mundial de 2026, diante do Uganda e do Botswana.
Os “Mambas” iniciam a jornada dupla no dia 5 de setembro, frente a Uganda, no Mandela National Stadium, em Kampala, para a 7ª jornada do Grupo G. E no dia 8 de setembro, regressam a casa para defrontar o Botswana, no Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo.
A convocatória integra um total de 23 jogadores, distribuídos entre guarda-redes, defesas, médios e avançados, com destaque para atletas que actuam em equipas estrangeiras e nacionais. Entre os nomes mais sonantes estão Geny Catamo (Sporting de Portugal), Reinildo Mandava (Sunderland AFC), Stanley Ratifo (Chemie Leipzig) e Witi (Nacional da Madeira).
Nos guarda-redes, foram chamados Ernan Siluane (Black Bulls), Ivane Urrubal (Ferroviário de Nacala) e Kimiss Zavala (Marítimo FC). Para a defesa, a lista conta com Bruno Langa (Pafos FC), Edson Sitoe (Ankara Keciörengucu) e Francisco Muchanga (Costa do Sol), entre outros. No meio-campo, realce para Ricardo Guimarães (Zira FK), Manuel Kambala (Polokwane City FC) e Keyns Abdala (GD Chaves). Já no ataque, figuram Clésio Bauque (Black Bulls), Ángelo Cantolo (Chingale de Tete) e Melque Alexandre (UD Songo).
Moçambique ocupa actualmente uma posição intermédia no Grupo G, onde também competem seleções como Argélia, Guiné, Uganda, Botswana e Somália. Estes dois jogos são considerados decisivos para as aspirações dos “Mambas” em garantir um lugar no próximo Campeonato do Mundo.