27.1 C
New York
Sunday, January 11, 2026
InícioNacionalSociedadeChuvas intensas colocam bacias costeiras de Inhambane em risco de inundações

Chuvas intensas colocam bacias costeiras de Inhambane em risco de inundações

As autoridades alertam para o elevado risco de inundações nas bacias costeiras da província de Inhambane, na sequência da previsão de chuvas fortes a muito fortes, superiores a 100 milímetros em 24 horas. O alerta foi emitido pela Administração Regional de Águas do Sul (ARA-Sul, IP), com base num aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), em vigor a partir desta quinta-feira.

De acordo com a ARA-Sul, as chuvas vão atingir vários distritos da província, nomeadamente Govuro, Inhassoro, Vilankulo, Mabote, Massinga, Funhalouro, Morrumbene, Panda, Homoíne, Jangamo, Inharrime e Zavala, além das cidades de Inhambane e Maxixe. A situação poderá provocar um aumento significativo dos escoamentos nas bacias hidrográficas dos rios Save, Govuro, Inharrime, Inhanombe, Mutamba e Inhassune.

As autoridades hidrológicas alertam que, nas próximas 48 horas, os rios Inhanombe, Mutamba e Inhassune poderão atingir níveis de alerta, com impactos diretos em várias comunidades. No distrito de Homoíne, na bacia do rio Inhanombe, prevê-se a inundação de zonas baixas em localidades como Mubalo, Chinjinguire, Marengo, Inhamíssua, Barrane, Manhala, Teles, Habana, Bembe, Nhabundo, Mahangue, Furvela e Nharrumbo. A transitabilidade poderá ficar condicionada nas pontes metálicas das estradas Mubalo–Macavane e Chinjinguire–Lilhanga.

No distrito de Inhambane, a bacia do rio Mutamba poderá provocar inundações nas zonas baixas de Mutamba, Macuamene, Nhaguiviga, Dambo e Magola. Já no distrito de Panda, o rio Inhassune ameaça inundar a zona residencial do povoado com o mesmo nome, podendo igualmente comprometer a circulação rodoviária na estrada Panda–Inharrime.

Perante o cenário de risco, a ARA-Sul recomenda à população que evite a travessia dos rios Inhanombe, Mutamba e Inhassune, sobretudo durante períodos de chuva intensa. As autoridades apelam ainda à retirada preventiva de bens e equipamentos localizados em leitos de rios e zonas baixas para áreas seguras, de forma a reduzir perdas materiais e riscos para a vida humana.

A instituição reforça a necessidade de acompanhamento permanente da informação hidrológica e meteorológica divulgada pelas entidades competentes, sublinhando que a evolução da situação dependerá da intensidade e persistência das chuvas previstas para a região.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

INAM alerta para ocorrência de chuvas fortes e trovoadas nas zonas...

0
O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a continuação de ocorrência de chuvas fortes, localmente muito fortes, acompanhadas por vezes de trovoadas severas e...
- Advertisment -spot_img