Cidade de Maputo acolhe etapa do circuito regional de Vólei da Praia

0
35
Depois de falhar a qualificação aos Jogos Olímpicos Paris 2024, a Federação de Voleibol (FMV), já trabalha nos preparativos com vista à janela de qualificação para os Jogos de Los Angeles 2028. Mohamed Valá, presidente da FMV, revelou que o combinado nacional estará envolvido em competições que contam para o Ranking de qualificação aos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028.

 

Por Redacção LanceMZ

 

As declarações foram feitas à margem da assinatura de memorando de financiamento entre o Comité Olímpico de Moçambique e as Federações Moçambicanas de Voleibol e Basquetebol.

 

“Temos o campeonato africano este ano, no mês de agosto, que qualifica para o campeonato do mundo, e esses eventos contam para o ranking de qualificação para os Jogos Olímpicos. Os jogos vão servir de preparação para as nossas selecções masculinas. Para a feminina, que tem bom posicionamento no ranking a nível da região de África, temos também um campeonato africano no mês de agosto, que qualifica para o campeonato do mundo em femininos, que vai decorrer na Austrália em novembro”, disse Mohamed Valá.

 

VEJA NO NOSSO YOUTUBE

 

Segundo avançou o dirigente da FMV, além das provas fora do país, a cidade de Maputo irá acolher o circuito regional, agendado para o mês de Junho, seguido por uma participação num Torneio em Portugal e estágio na Holanda.

 

“Temos um circuito regional que vamos acolher nos próximos dias aqui na cidade de Maputo, temos um torneio no mês de junho em Portugal, e de princípio teremos um estágio na Holanda, com apoio da Federação Internacional, do Comitê Olímpico, através deste programa, para as nossas duplas, uma masculina e uma feminina, e os restantes atletas vão continuar a treinar com os outros atletas aqui na cidade de Maputo, por conta dos fundos que nós temos disponíveis”, compartilhou o dirigente de Voleibol.

 

 TERCEIRA SERÁ DE VEZ

 

De referir que para os Jogos Olímpicos, nas modalidades colectivas o continente africano qualifica somente uma equipa em cada sexo, e Valá explicou que o facto se deve a escassez de competições a nível africano.

 

“Isso é muito por culpa nossa porque temos poucos eventos a nível de África. Há necessidade de melhorarmos a capacidade de organizar vários eventos durante o ano, e isso vai permitir que o Comité Olímpico Internacional e a Federação Internacional das nossas modalidades nos olhem de outra forma. Esperamos que o trabalho seja feito para que no outro ciclo, 2028-2032, pelo menos o vice-campeão também qualifique”, completou.

 

Nas últimas duas edições dos Jogos Olímpicos (2020 e 2024), as duplas moçambicanas de Voleibol caíram na final, falhando dessa forma, o acesso ao maior evento desportivo do mundo. (LANCEMZ)

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!