27.1 C
New York
Friday, October 17, 2025
InícioDesportoCidade de Maputo acolhe etapa do circuito regional de Vólei da Praia

Cidade de Maputo acolhe etapa do circuito regional de Vólei da Praia

Depois de falhar a qualificação aos Jogos Olímpicos Paris 2024, a Federação de Voleibol (FMV), já trabalha nos preparativos com vista à janela de qualificação para os Jogos de Los Angeles 2028. Mohamed Valá, presidente da FMV, revelou que o combinado nacional estará envolvido em competições que contam para o Ranking de qualificação aos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028.

 

Por Redacção LanceMZ

 

As declarações foram feitas à margem da assinatura de memorando de financiamento entre o Comité Olímpico de Moçambique e as Federações Moçambicanas de Voleibol e Basquetebol.

 

“Temos o campeonato africano este ano, no mês de agosto, que qualifica para o campeonato do mundo, e esses eventos contam para o ranking de qualificação para os Jogos Olímpicos. Os jogos vão servir de preparação para as nossas selecções masculinas. Para a feminina, que tem bom posicionamento no ranking a nível da região de África, temos também um campeonato africano no mês de agosto, que qualifica para o campeonato do mundo em femininos, que vai decorrer na Austrália em novembro”, disse Mohamed Valá.

 

VEJA NO NOSSO YOUTUBE

 

Segundo avançou o dirigente da FMV, além das provas fora do país, a cidade de Maputo irá acolher o circuito regional, agendado para o mês de Junho, seguido por uma participação num Torneio em Portugal e estágio na Holanda.

 

“Temos um circuito regional que vamos acolher nos próximos dias aqui na cidade de Maputo, temos um torneio no mês de junho em Portugal, e de princípio teremos um estágio na Holanda, com apoio da Federação Internacional, do Comitê Olímpico, através deste programa, para as nossas duplas, uma masculina e uma feminina, e os restantes atletas vão continuar a treinar com os outros atletas aqui na cidade de Maputo, por conta dos fundos que nós temos disponíveis”, compartilhou o dirigente de Voleibol.

 

 TERCEIRA SERÁ DE VEZ

 

De referir que para os Jogos Olímpicos, nas modalidades colectivas o continente africano qualifica somente uma equipa em cada sexo, e Valá explicou que o facto se deve a escassez de competições a nível africano.

 

“Isso é muito por culpa nossa porque temos poucos eventos a nível de África. Há necessidade de melhorarmos a capacidade de organizar vários eventos durante o ano, e isso vai permitir que o Comité Olímpico Internacional e a Federação Internacional das nossas modalidades nos olhem de outra forma. Esperamos que o trabalho seja feito para que no outro ciclo, 2028-2032, pelo menos o vice-campeão também qualifique”, completou.

 

Nas últimas duas edições dos Jogos Olímpicos (2020 e 2024), as duplas moçambicanas de Voleibol caíram na final, falhando dessa forma, o acesso ao maior evento desportivo do mundo. (LANCEMZ)

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Relatório de Riscos Fiscais 2026 Alerta para Choques Externos e Reforça...

0
O Relatório de Riscos Fiscais 2026, apresentado pelo Ministério das Finanças, reforça o compromisso do Governo com a gestão prudente das finanças públicas e com a governação transparente. O documento identifica um conjunto de riscos macrofiscais e estruturais que exigem consolidação orçamental, maior disciplina na despesa pública e aprofundamento das reformas no sector empresarial do Estado e no sistema previdenciário.
- Advertisment -spot_img