Resumo
Tete, no bairro Mpáduè, enfrenta surto de cólera com uma morte e 21 internamentos, 20 já tiveram alta. Registaram-se cerca de 150 casos em nove dias, associados ao consumo de água imprópria nos bairros Mpáduè e Matundo. O governador Domingos Viola destaca a necessidade urgente de melhorar o saneamento básico e apela a medidas de higiene como lavagem frequente das mãos, uso adequado de latrinas e cuidado na escolha de alimentos para evitar contaminação. Medidas urgentes são necessárias para controlar a crise de cólera na região.
O governador da província de Tete, Domingos Viola, avançou hoje que a origem da doença está associada ao consumo de água imprópria, sendo os bairros Mpáduè e Matundo os epicentros da crise, o que exige intervenções urgentes visando a melhoria substancial das condições de saneamento básico.
Apelou a todos para que adoptem, de forma rigorosa e imediata, práticas de higiene individual e colectiva, nomeadamente, a lavagem constante das mãos com água e sabão, o uso responsável e higiénico das latrinas, bem como a cautela na ingestão de alimentos, evitando aqueles que apresentem potencial risco de contaminação.
Fonte: Jornal Noticias