27.1 C
New York
Thursday, November 6, 2025
InícioNacionalCinco mil operários serão formados até 2028

Cinco mil operários serão formados até 2028

Lançado hoje, em Maputo, programa que pretende formar cinco mil operários até 2028, garantindo-lhes acesso a protecção social, certificação profissional e melhores condições de trabalho.
A iniciativa é liderada pelo SINTICIM/CONSILMO (Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria Construção e Minas de Moçambique/Confederação Nacional dos Sindicatos Independentes e Livres de Moçambique), em parceria com os municípios de Maputo e Marracuene, o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), o Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cássimo (IFPELAC) e o Instituto Nacional de Emprego (INEP), e surge para reverter o cenário dos trabalhadores da construção que actuam na informalidade no país, que representam 78 por cento, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (2023).
Trabalhadores como pedreiros, carpinteiros e electricistas passarão por avaliações técnicas para obter certificação oficial, enquanto campanhas móveis do INSS facilitarão o registo e o pagamento de contribuições através de plataformas digitais.
Um Sistema Integrado de Informação irá permitir o cruzamento de dados entre instituições e o envio de SMS com oportunidades de emprego em obras licenciadas.
Está ainda previsto um Hackathon FinTech para desenvolver soluções de crédito e seguros acessíveis.
Segundo o secretário-geral do SINTICIM/CONSILMO, Jeremias Timana, trata-se de “um imperativo nacional” que poderá ser replicado em outras cidades e expandido para sectores como o comércio informal.

Foto: Arquivo

 

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Presidente Daniel Chapo Defende Justiça Climática e Financiamento Sustentável na COP30

0
O Presidente de Moçambique participa na 30.ª Cimeira dos Líderes Mundiais sobre Acção Climática em Belém do Pará, Brasil, defendendo a justiça climática, a...
- Advertisment -spot_img