27.1 C
New York
Friday, February 6, 2026
InícioDesportoCombinação de jornadas poderá salvar modelo clássico do Moçambola 2026

Combinação de jornadas poderá salvar modelo clássico do Moçambola 2026

Resumo

A Liga Moçambicana de Futebol (LMF) vai apresentar à Federação Moçambicana de Futebol (FMF) um novo modelo para o Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola, na época 2026. O modelo clássico de todos-contra-todos em duas voltas será mantido, mas com a inclusão de combinação de jornadas para reduzir os custos de transporte aéreo. Equipas poderão realizar mais jogos numa mesma deslocação, como em Maputo, onde quatro clubes participarão. A proposta será entregue à FMF até 9 de fevereiro e visa reduzir os custos de transporte aéreo, estimados em 2 milhões de dólares na época passada. A LMF planeia comprar 3500 passagens aéreas para destinos como Lichinga, Pemba, Beira, Tete, Nampula e Maputo, considerando viagens terrestres onde possível.

A Liga Moçambicana de Futebol (LMF) prepara-se para apresentar à Federação Moçambicana de Futebol (FMF) o novo modelo de disputa do Campeonato Nacional de Futebol, vulgo Moçambola, para a época 2026. Segundo o Presidente da LMF, Alberto Simango Júnior, o trabalho desenvolvido pelos clubes aponta para a continuidade do modelo clássico da prova que implica que as 14 equipas deverão defrontar-se no sistema de todos-contra-todos em duas voltas. 

Por Alfredo Júnior 

Porém, para minimizar os custos de realização do Moçambola 2026 e manter a competitividade da prova, o novo modelo deverá incluir a combinação de jornadas com vista a reduzir os custos do transporte aéreo na deslocação das caravanas da prova. 

Segundo o LanceMZ apurou o novo modelo implicará por exemplo que se uma equipa vier a jogar a Maputo no final de semana a mesma poderá aproveitar a deslocação aérea para realizar mais de uma jornada na capital do país ou então numa outra cidade que tenha mais de um representante na competição. 

Vale lembrar que a cidade de Maputo terá a participação de quatro clubes na prova, nomeadamente Costa do Sol, Black Bulls, Ferroviário de Maputo e o recém promovido Maxaquene, enquanto que a província de Tete terá dois clubes nomeadamente o campeão União Desportiva do Songo e Chingale de Tete, o mesmo número terão as provinciais de Sofala (Ferroviário da Beira e Liga Desportiva), Cabo Delgado (Baía de Pemba e Associação Desportiva de Pemba)  e Nampula (Ferroviário se Nampula e Ferroviário de Nacala).

Esta combinação de jornadas poderá minimizar os custos de transporte aéreo que para a temporada passada esteve orçada em cerca de 2 milhões de dólares americanos (aproximadamente 130 milhões de Meticais), valor que não foi conseguido na totalidade pela LMF o que forçou a término da prova ainda com duas jornadas e mais alguns jogos por realizar. 

COMISSÃO ENTREGA PROPOSTAS

A comissão criada pela Liga Moçambicana de Futebol trabalha no sentido de finalizar a proposta do novo modelo para o Moçambola 2026, estando previsto que a mesma seja entregue à FMF esta sexta-feira, 6 de Fevereiro, ou o mais tardar até segunda-feira, 9 do corrente mês. 

Refira-se que a nossa fonte acredita que este modelo indica a combinação de jornadas ou outro similar poderá impactar na redução de custos do transporte aéreo, associado à redução das tarifas prometida pela companhia aérea de bandeira nacional, as Linhas Aéreas de Moçambique, para o presente ano. 

Para a presente temporada a LMF pretende contratar cerca de 3500 passagens aéreas que cobrem destinos como as cidade de Lichinga, Pemba, Beira, Tete, Nampula e Maputo, enquanto que perspectivas a realização de viagens por via terrestres para os destinos onde as condições o permitirem, tal como tem acontecido nas temporadas passadas. (LANCEMZ)

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

FDEM condena atentado contra jornalista da STV em Chimoio ‎

0
A Federação de Desenvolvimento Empresarial de Moçambique (FDEM) manifestou o seu profundo repúdio e condenação ao atentado armado contra o jornalista da STV, Carlitos...
- Advertisment -spot_img