27.1 C
New York
Tuesday, October 7, 2025
InícioDesportoBasquetebolComissão de Gestão assume direcção da Associação de Basquetebol da Cidade de...

Comissão de Gestão assume direcção da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo

Uff! Um alívio! O basquetebol, na Cidade de Maputo, continuará a respirar de boa saúde. Porquanto, depois de um período de indecisão, provocado por contestação por parte de alguns clubes de decisões concertadas, a Comissão de Gestão da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo fez um marcha-à-ré e vai continuar a dirigir a modalidade da bola ao cesto na capital.

O primeiro passo será dado no próximo dia 2 de Março, data para a qual está agendada  uma assembleia-geral, reuniãoem que os clubes irão chancelar a sua continuidade, desta feita como direcção da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo (ABCM).

Com seu mandato expirado a 22 de Dezembro de 2023, a Comissão de Gestão da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo havia “batido na mesa” e decidido não continuar.

Mas, depois do voto de confiança e apelo dos clubes, a equipa composta por Sérgio Hitie, Ebenizário Hamela, Naftal Chongo e Anastácio Monteiro vai mesmo continuar a dinamizar as competições na Cidade de Maputo. Note-se que Michel Amade, um dos membros da comissão, passou para a Federação Moçambicana de Basquetebol na qualidade de secretário-geral.

Depois de assumir os destinos da agremiação, e num cenário de “seca” na capital em termos de provas (ficou-se seis meses sem competição), os jovens arregaçaram as mangas e promoveram ” 12 horas de basquetebol.”

A iniciativa, que cruzou os pavilhões do Desportivo e Maxaquene, paredes-meia, foi uma verdadeira maratona de basquetebol, envolvendo todos os escalões.

Seguiu-se o Torneio de Abertura, competição que teve como grande vencedor o Costa do Sol. Em femininos, os “canarinhos” derrotaram a A Politécnica por 53-41. Em masculinos,  o Costa do Sol venceu o Maxaquene (59-55).

O retorno da Taça Maputo, desta feita com a designação de Taça Maputo Jogabets 100 Paus, foi uma das novidades trazidas pela Comissão de Gestão da ABCM.

De resto, a prova teve a particularidade de trazer consigo uma componente sempre motivadora: premiação monetária. De tal sorte que, ao conquistar a prova em femininos depois de vencer o Costa do Sol (62-47), o Ferroviário de Maputo encaixou 70 mil Meticais, enquanto o finalista vencido levou 30 mil.

Mesmo valor coube ao Costa do Sol, em masculinos, que superou na final a A Politécnica, vencendo por 69-55. Cada um dos vencedores dos prémios individuais (melhor marcador, melhor triplista, melhor treinador e MVP) arrecadou  o prémio de 10 mil Meticais.

A agremiação levou ainda a cabo o Campeonato da Cidade, prova que viria a ser amputada devido ao aperto de calendário.

Serve de referência recordar que, na prestação de contas, a Comissão de Gestão de Basquetebol da Cidade de Maputo reclamou ter deixado nos cofres da agremiação cerca de 638 mil Meticais.

Fonte:O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

INTIC promove webinar sobre Oportunidades de Formação em Segurança Cibernética

0
O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) organizou um webinar sobre "Oportunidades de Formação em Segurança...
- Advertisment -spot_img