Por Vanildo Polege
A comissão é liderada por Edson Madeira, ex-judoca que abordou os objectivos da formação de dois dias, que para além da troca de experiências visa a capacitação dos praticantes dos desporto para acções futuras em torno das suas carreiras.
“É um forma de educação praticamente, de troca de experiências, é um fórum em que nós não só mostramos o panorama que está a acontecer a nível mundial, transmitimos a eles sobre o ecossistema em que eles estão inseridos, um pouquinho daquilo que é a pós-carreira, o que os atletas vão fazer, é muito importante irmos ensinando os atletas o que é que têm que fazer, os seus projetos, as suas ideias, pôr em papel, falar um pouquinho da parte financeira, do que é que eles tem que fazer com o dinheiro que vão amealhando, há muitos atletas que não sabem o que está a acontecer, não sabem que podem ganhar bolsas, não sabem que há cursos a serem feitos a nível mundial, não têm ideia deste panorama. Então este é o nosso objetivo, é criar uma plataforma que os atletas venham e consigam ter este todo tipo de ajuda, tem algum problema psicológico, médico, qualquer assunto, eles venham até nós e nós vamos poder contribuir e ajudar para que a carreira deles seja cada vez melhor”, disse Madeira.
VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE
TICO-TICO FOI PALESTRANTE
Tico-Tico, ex-jogador e capitão da selecção nacional de futebol, Mambas, foi um dos prelectores do workshop e disse que a troca de experiência é bem-vinda, frisando que é preciso treinar os atletas ainda cedo para que no futuro tenham uma base sólida de vida no pós-carreira.
“Foi um workshop fantástico, uma ideia fantástica, sinceramente estava à espera que tivesse mais pessoas, eu penso que temos um horizonte muito grande de atletas que precisam receber esse tipo de informações, ainda no princípio das suas carreiras para poderem fazer escolhas melhores, porque no passado tivemos histórias de gestões não muito bem feitas, principalmente nesse capítulo da gestão financeira. Achei a apresentação fantástica, mesmo eu que sou um antigo atleta pude aprender algumas coisas ali, porque foi uma apresentação realmente relevante e acho que os jovens aproveitaram o máximo, é pena não termos tido mais gente, mas espero que seja uma ideia que venha para ficar, e que em futuras oportunidades, se calhar mais modalidades ou mais atletas possam participar, porque eu acho que é relevante preparar o nosso futuro desde o princípio, quanto mais cedo começarmos a preparar, a ter esse tipo de informação, esse tipo de conhecimento, poderemos gerir melhor as nossas carreiras ou até a pós-carreira, que eu penso que era a ideia aqui, principalmente na parte financeira, é mesmo preparar os jovens para aquilo que vem até lá à frente, quanto mais cedo começarem, melhor ainda”, disse Tico-Tico.
EXCELENTE TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Deisy Nhaquile, atleta de vela e canoagem, com experiência nos jogos olímpicos, foi também uma das oradoras, e afirmou que a iniciativa é boa e partilhar as suas vivências internacionais é importante para os outros atletas.
“Foi uma iniciativa boa do Comité Olímpico e da Comissão dos Atletas. É muito importante, eu tenho participado em vários fóruns de atletas fora do país, já representamos moçambique e foi muito importante porque é muito importante elucidar os atletas, o que é Comité Olímpico, o que são Jogos Olímpicos, quais são as experiências que nós podemos obter nos Jogos Olímpicos, o que é a Bolsa da Solidariedade Olímpica, factores também que tem a ver com o pós-carreira dos atletas olímpicos. Então tudo isso é muito importante, às vezes não é tão falado, tem várias coisas dentro do Comité Olímpico que muitos atletas não têm noção. Então foi muito bom essa iniciativa, então eu convido os outros atletas para aparecerem, é muito importante. Também estamos a ver aspectos que têm a ver com finanças e educação financeira, que é muito boa, como é que um atleta pode preparar a sua reforma, como é que um atleta pode tentar gerir, porque um dos maiores medos dos atletas é, hoje sou um grande atleta, eu sou famoso, sou conhecido, e amanhã estou dentro de um chapa, sou qualquer um, e nós estamos a aprender isso hoje, como gerir tudo isso, estamos a aprender o que é uma Olimpíada, estamos a aprender como conseguir uma Bolsa Olímpica”, explicou Deisy Nhaquila.
Por fim, Jacira Ferreira, judoca em actividade, que também já participou dos Jogos Olímpicos, aproveitou a ocasião para colher mais experiências e aprender sobre gestão financeira para o pós-carreira.
“Tiro boas lições, boas notas que com certeza vou levar para daqui a diante, e melhorar o meu estilo de vida, e já tenho uma noção mais clara de como ter uma educação financeira, como saber gerir o valor que eu tenho, e a troca de experiência com os atletas foi muito boa, porque ajuda-nos a olhar aquilo que nós às vezes não temos a noção, das dificuldades que o outro passa para chegar ao nível que chegou. E esta troca de experiência foi muito gratificante, conseguimos às vezes nos identificar em certos aspectos que vão falando, e é sempre uma motivação extra que nós precisamos para continuar a treinar, a perseguir os nossos sonhos, os nossos objetivos”, referiu a judoca.
O workshop termina este sábado, 25 de Outubro, com mais formações em matérias de doping no desporto, imagem do atleta olímpico, entre outros. (LANCEMZ)
Fonte: Lance






