27.1 C
New York
Wednesday, October 15, 2025
InícioDesportoConde considera que Mambas pecaram no detalhe

Conde considera que Mambas pecaram no detalhe

Resumo

Moçambique perdeu por 2-1 contra a Guiné, dificultando a qualificação para o "play-off" do Mundial 2026. O Seleccionador Nacional, Chiquinho Conde, apontou falhas nos detalhes e erros cometidos durante o jogo. Apesar das possibilidades matemáticas, Conde concentra-se na preparação para o CAN 2025, afirmando que as chances de chegar ao Mundial estão comprometidas. Os golos sofridos foram resultado de erros que deram vantagem ao adversário. Conde destaca a importância de defender bem e lamenta a falta de eficácia da equipa. Com a derrota, Moçambique volta-se para o CAN 2025, abandonando o sonho de chegar ao Mundial.

No final da partida em que Moçambique saiu derrotado por duas bolas a uma pela Guiné e complicou as possibilidades de qualificar-se para o “play-off” e ainda sonhar com a qualificação ao Mundial 2026, o Seleccionador Nacional, Chiquinho Conde, considerou que os Mambas falharam no detalhe e acabou por pagar carro os erros cometidos ao longo do jogo. Apesar das possibilidades matemáticas, Conde foi mais longe ao considerar que o “conho do Mundial caiu por terra”, virando as suas baterias para a preparação para o CAN 2025 a realizar-se no Marrocos, em Dezembro deste ano e Janeiro do próximo.

 

Por Alfredo Júnior e Mauro Vombe/Sérgio Sitóe (Fotos)

 

Instado a analisar as incidências do jogo diante da Guiné, Chiquinho Conde considerou que os golos sofridos pelos Mambas são fruto dos erros cometidos e que criaram facilidade ao adversário.

 VEJA O RESUMO DO JOGO

“Foi um bom jogo de futebol. Duas belíssimas selecções. A nossa ideia inicial seria entrar a pressionar para poder fazer um golo. Infelizmente, foi a seleção da Guiné-Conakry que conseguiu no primeiro lance fazer um golo. Cometemos um erro, numa situação que está no nosso modelo, que está na nossa ideia de jogo, faz parte daquilo que são princípios da defesa. Quando a bola entra no corredor lateral, tem que haver sempre, no mínimo, três jogadores. Um a fazer contenção, outro a fazer a cobertura defensiva e outro a dar o equilíbrio na unidade funcional. Nós trabalhamos isso. Infelizmente, nos distraímos. Os erros pagam-se caro. Digo sempre aos meus jogadores que marcar golos ganha-se jogos e dá-se espetáculo. Mas defender bem se ganha campeonatos e até a qualificação. Neste caso, pequenos detalhes fizeram com que nós fôssemos correr atrás do prejuízo. Conseguimos fazer um golo. A equipa esteve bem, esteve pressionada. Estivemos diante de uma belíssima equipa que jogou tecnicamente bem, em que tentou criar-nos dificuldades na zona do meio-campo, criando surpreendida na zona interior, para que, de facto, pudéssemos ferir. Se repararem, não houveram grandes situações de ocasiões de golo. Infelizmente, pecámos no detalhe”, considerou o timoneiro dos Mambas.

 

CONDE JÁ PENSA NO CAN-2025

 

Com a derrota as contas de Moçambique complicam-se e apesar de ainda existirem possibilidades matemáticas o seleccionador nacional aponta baterias para a participação no CAN que se avizinha.

 

“Disse aqui no jogo anterior que a perspectiva que nós temos, de facto, é também competir nessa janela para aquilo que é o nosso maior objetivo. É claro que chegar ao Mundial seria um sonho. É um sonho que, a partir de hoje, cai por terra, mas continua aquilo que é a nossa ideia para competirmos, porque daqui a dois meses e meio, já temos o CAN que vem por aí. E isso serve, de facto, para nós também testarmos. Hoje já estreou o Cantolo, num momento difícil do jogo Nuno entrou. É claro que não marcou nenhum golo, mas deu para observar. E também a possibilidade de nós sermos postos à prova e naquilo que são as nossas dificuldades, as nossas debilidades. Voltámos a jogar em determinada altura num 4-4-2 porque nós não temos essa matriz. Normalmente, jogámos no jogo anterior com dois pontas-de-lança. Depois, quando estávamos a perder, e hoje fomos novamente colocados com o Bangali e o Ratifo, e depois com o Cantolo, com o Genny na posição 10. São situações que nós temos que trabalhar. E temos pouco tempo para tal. Mas acho que a equipa esteve bem, lutou. Foi até a exaustão.Viram que o Alfonso jogou até o seu limite. E é fantástico ver o apoio do público também”, comentou Chiquinho Conde.

 

Caso os Mambas não terminem a corrida ao Mundial na 10ª jornada, Conde perspectiva aproveitar a próxima Data-Fifa de Novembro, para alinhavar pormenores tendo em vista o CAN-2025.

 

“Estamos a trabalhar nisto, juntamente com a estrutura, para que, de facto, possamos jogar nesta janela da data FIFA, que é importante como disse, para dar continuidade daquilo que é o trabalho de preparação para o CAN. Agora o nosso foco é continuar sempre para ganhar. Temos a Somália, no dia 14 e temos que fazer tudo para ganhar e competir a sério. E depois pensarmos na Data-FIFA para a grande competição marcada para Dezembro, em Marrocos”, disse Conde.

 

A selecção nacional de futebol deixa Maputo nesta sexta-feira, 10 de Outubro, com destino à Argélia onde a Somália vai receber Moçambique na próxima terça-feira, 14 de Outubro, pelas 18 Horas. (LANCEMZ)

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Primeira-Dama trabalha em Gaza

0
A Primeira-Dama da República, Gueta Selemane Chapo, inicia uma visita de trabalho de dois dias à província de Gaza, com o objetivo de fortalecer laços com as...
- Advertisment -spot_img