A reunião juntará mais de 20 chefes de Estado e de governo sob o tema “Impulsionando o Progresso por meio de Parcerias”. Outros 3 mil representantes das áreas de sociedade civil, jovens, acadêmicos e setor privado estarão no encontro que vai até sexta-feira.
Programa de Ação Awaza
A conferência deverá culminar numa Declaração Política e marcar o início da execução do Programa de Ação Awaza para 2024-2034. O plano, adotado em dezembro pela Assembleia Geral, mira em contribuir para o sucesso do desenvolvimento econômico e sustentável dos países sem litoral.
No total, existem 32 países em desenvolvimento sem acesso ao mar abrigando mais de 500 milhões de pessoas. Entre eles estão economias menos desenvolvidas enfrentando desafios estruturais como altos custos de transporte, acesso limitado ao mercado e vulnerabilidade a choques climáticos.

Os requisitos identificados para superar essas barreiras incluem melhorar a infraestrutura e a conectividade. Essas condições poderiam facilitar o comércio e a integração aos mercados globais.
Centro Regional das Nações Unidas
O secretário-geral da ONU, António Guterres, já está em Awaza para participar no evento após a abertura do Centro Regional das Nações Unidas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Ásia Central e Afeganistão, em Almaty.
Ele apontou que as mudanças climáticas esgotam as reservas hídricas da região, levam ao derretimento de geleiras e a desastres naturais. O centro em Almaty é tido como essencial na implementação do Programa de Ação para países em desenvolvimento sem litoral.
Atenção e apoio especiais
Para o representante permanente do Turcomenistão na ONU, Aksoltan Atayeva, devido à sua localização geográfica e aos altos custos de transporte, os países sem litoral não têm oportunidade de participar plenamente da economia global.
Ele defende que altos custos de comércio e transporte não atraem investidores, o que retarda o desenvolvimento econômico de países precisando de atenção e apoio especiais para superar essas dificuldades e acelerar o desenvolvimento econômico.
A meta da conferência Lldc3 é promover parcerias globais para acelerar o desenvolvimento inclusivo e sustentável.
Fonte: ONU