27.1 C
New York
Tuesday, November 18, 2025
InícioInternacionalConselho de Segurança autoriza força de estabilização internacional em Gaza

Conselho de Segurança autoriza força de estabilização internacional em Gaza

Resumo

O Conselho de Segurança da ONU aprovou a Resolução 2803, proposta pelos Estados Unidos, para criar uma Força Internacional de Estabilização em Gaza, seguindo o "Plano Abrangente dos Estados Unidos para o Fim do Conflito em Gaza". A resolução foi aprovada com 13 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções da China e da Rússia. A proposta visa desarmar o Hamas, retirar as Forças de Defesa de Israel, mobilizar as Forças de Segurança de Israel e estabelecer um governo tecnocrático interino sob o Conselho de Paz, antes da transição para o controle da Autoridade Palestina. O plano inclui uma missão com 20.000 soldados até o próximo ano. A primeira fase do plano já implementou um cessar-fogo, a libertação de reféns e prisioneiros, a retirada parcial das forças israelitas e o aumento da ajuda humanitária, após o início do novo conflito em Gaza em 7 de outubro de 2023.

O Conselho de Segurança da ONU adotou uma resolução, apresentada pelos Estados Unidos, sobre a criação de uma Força Internacional de Estabilização em Gaza, conforme delineado no “Plano Abrangente dos Estados Unidos para o Fim do Conflito em Gaza”.

A Resolução 2803 foi adotada com 13 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções: uma da China e outra da Rússia.

20 mil soldados

Na explanação dos votos, após a adoção, ambos os países expressaram preocupação com o texto da resolução.

De acordo com os Estados Unidos, a força de estabilização abrirá uma segunda fase para o fim do conflito.

O embaixador Michael G. Waltz, dos EUA, discursa na reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre uma resolução que autoriza a criação de um Conselho de Paz e uma Força Internacional de Estabilização em Gaza
ONU

O embaixador Michael G. Waltz, dos EUA, discursa na reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre uma resolução que autoriza a criação de um Conselho de Paz e uma Força Internacional de Estabilização em Gaza

Esta etapa prevê o desarmamento do movimento Hamas, uma retirada adicional das Forças de Defesa de Israel, IDF, a mobilização das Forças de Segurança de Israel e a criação de um governo tecnocrático interino sob a égide do Conselho de Paz, antes do eventual controle pela Autoridade Palestina.

O plano prevê ainda uma missão de imposição de poder com 20.000 soldados até o próximo ano.

A primeira fase do Plano estabeleceu um cessar-fogo frágil, a libertação de reféns de Israel e priosioneiros palestinos, a retirada parcial das Forças de Defesa de Israel e o aumento da ajuda humanitária.

O novo conflito em Gaza começou em 7 de outubro de 2023, quando o movimento Hamas e outros grupos palestinos atacaram Israel.

Fonte: ONU

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Carla Loveira recebe em audiência o Director Executivo do BAD  

0
A Ministra das Finanças, Carla Loveira, reuniu-se com representantes do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para reconhecer o contributo do BAD no...
- Advertisment -spot_img