Resumo
A Comissão Técnica responsável pelo diálogo nacional inclusivo vai reunir-se com partidos políticos parlamentares e extra-parlamentares para recolher contribuições sobre a revisão constitucional e reformas na governação. Serão discutidas questões como a reforma do Estado, descentralização política e económica, reforma do sistema de justiça, sistema eleitoral, reforma fiscal, aprovação da lei do referendo e da lei da ação popular. O objetivo é obter sugestões que promovam a integridade do processo eleitoral e a independência dos órgãos de justiça. Esta iniciativa visa aprimorar diversos setores do país, conforme comunicado de imprensa recebido pela Redação do Jornal Notícias.
De acordo com um comunicado de imprensa recebido na nossa Redacção, para a revisão da constituição serão abordadas a reforma do Estado (sistema político, poderes do Presidente da República, despartidarização das instituições do Estado, descentralização e desconcentração política, económica e financeira).
Pretende-se ainda colher contribuições sobre a reforma do sistema de justiça (mecanismo de indicação dos titulares dos órgãos da justiça e respectiva independência financeira e administrativa); reforma do sistema eleitoral (definição de um novo modelo, composição dos órgãos da administração eleitoral, legislação eleitoral, órgãos de justiça eleitoral, entre outros aspectos que contribuam para a integridade de todo o processo eleitoral); reforma fiscal incluindo do IVA, aprovação da lei do referendo e lei da acção popular, entre outros.

Fonte: Jornal Noticias






