27.1 C
New York
Tuesday, October 28, 2025
InícioNacionalPolíticaCPLP debate reforço da cooperação em defesa

CPLP debate reforço da cooperação em defesa

Resumo

A CPLP iniciou a XXII Reunião de Diretores da Política de Defesa em Maputo, com representantes de oito países e do Secretariado Permanente para os Assuntos de Defesa e o Centro de Análise Estratégica. O encontro visa reforçar a cooperação estratégica na defesa e preparar propostas para a próxima reunião dos Ministros da Defesa. O Brigadeiro Barassa, chefe da delegação moçambicana, destacou a importância da cooperação multilateral para a segurança coletiva e paz, num contexto internacional desafiante. A agenda inclui análise de várias questões, como a implementação do Plano de Ação 1325 sobre a Agenda "Mulheres, Paz e Segurança" e a calendarização de atividades conjuntas para 2026, incluindo o Exercício FELINO.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) iniciou, nesta terça-feira, na Vila Ponta do Ouro, em Maputo, a XXII Reunião de Directores da Política de Defesa ou Equiparados, com o objectivo de reforçar a cooperação estratégica no domínio da defesa e preparar propostas a submeter à próxima reunião dos Ministros da Defesa da organização.

O encontro, que decorre até amanhã, junta representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, bem como o Secretariado Permanente para os Assuntos de Defesa e o Centro de Análise Estratégica da CPLP.

A delegação moçambicana é chefiada pelo Brigadeiro Anastácio Zaqueu Barassa, Director Nacional de Política de Defesa, acompanhado pelo Coronel Assane Cachimo, Oficial de Cooperação do Estado-Maior General, e pela Major Marta António Jorge Muando Licussa, Chefe do Departamento de Relações Multilaterais.

Na sua intervenção, o Brigadeiro Barassa referiu que o encontro decorre num contexto internacional desafiante, marcado pela instabilidade geopolítica, pelo terrorismo e pelas mudanças climáticas. Estes factores, segundo afirmou, exigem maior coordenação estratégica entre os países da CPLP, tendo realçado a importância do reforço da cooperação multilateral para a consolidação da segurança colectiva e promoção da paz e do desenvolvimento sustentável.

A agenda de trabalhos inclui a análise do ponto de situação da 3.ª Reunião dos Serviços de Informações Militares, da implementação do Plano de Acção 1325 sobre a Agenda “Mulheres, Paz e Segurança”, do balanço das formações realizadas no Colégio de Defesa e no Curso CIMIC, bem como a apreciação da proposta de revisão dos estatutos e do regimento do Centro de Análise Estratégica da CPLP.

Consta igualmente da agenda a calendarização das actividades conjuntas para 2026, com destaque para o Exercício FELINO, considerado um dos principais marcos da cooperação multilateral entre as Forças Armadas dos países de língua portuguesa.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

ADV opta por serviços mínimos para derrotar Baía de Pemba

0
A Associação Desportiva de Vilanculo recebeu e venceu por uma bola sem concorrência o Baía de Pemba em jogo de acerto de calendário referente...
- Advertisment -spot_img