A província de Gaza foi o local escolhido para a realização de um Curso Avançado de Gestão Desportiva, promovido pelo Comité Olímpico de Moçambique (COM). A formação, que contou com a participação de 30 gestores provenientes de vários pontos da província, abrangeu diferentes modalidades como Futebol 11, Futsal, Ginástica e Xadrez e outras.
Por Artur Manhique
Trata-se de uma capacitação de nível avançado, direccionada a matérias práticas e actuais da gestão desportiva, com conteúdos que abordam os desafios quotidianos enfrentados pelos responsáveis da área.
“Foi uma acção importante para o nível olímpico, um verdadeiro desafio. Abordaram-se temas que fazem parte do dia-a-dia dos gestores desportivos, e que precisam de ser bem compreendidos para se poder enfrentar as dificuldades com mais preparação”, avaliou Penalva César, secretário-geral do COM.
Segundo Penalva César, a iniciativa proporcionou também um ambiente de partilha de experiências e de criação de redes de contacto entre os formandos, prelectores e formadores:
“Com o conhecimento que foi partilhado, e com as experiências trazidas por cada um dos participantes, foi possível estabelecer ligações. Criou-se um networking que vai permitir que as pessoas continuem a conversar, a consultar-se mutuamente, mesmo depois do curso. Essa interacção é fundamental, porque o conhecimento hoje precisa de ser socializado.”
Quanto à escolha da província de Gaza como sede do curso, o dirigente explicou:
“Gaza está inserida no plano estratégico do Museu Olímpico, que contempla apoios rotativos às províncias. Não conseguimos abranger todas as províncias todos os anos, por limitações operacionais, por isso organizamos por fases. Este ano coube a Gaza, no próximo será outra província, e assim por diante, até cobrirmos o país inteiro.”
Entrega de certificados marca encerramento da formação
O encerramento do curso ficou marcado pela entrega oficial de certificados aos 30 gestores formandos, que, por sua vez, expressaram o valor da experiência e a importância dos conhecimentos adquiridos.
“Receber este certificado do Comité Olímpico é algo muito bom para mim. Foi uma experiência que valeu muito a pena. Espero aplicar o que aprendemos, e partilhar com outras pessoas. Apesar de ter demorado um pouco, foi uma formação muito proveitosa”, partilhou Idália Matusse, uma das participantes.
“Este certificado traz uma mais-valia para nós, gestores desportivos, porque trabalhávamos de uma forma diferente daquilo que aprendemos aqui. Tivemos cadeiras que consideramos chave para o desenvolvimento do nosso futebol na província de Gaza. A formação deu-nos ferramentas essenciais que, se bem aplicadas, podem elevar o nível do nosso futebol. Antes, a gestão desportiva era feita sem bases científicas. Agora temos caminhos claros para seguir e alcançar melhores resultados”, salientou Eugénio Fumo, secretário das Águias Especiais de Gaza.
“Esta formação foi de grande vulto. Esperamos implementar o que aprendemos nas nossas associações e clubes. Saímos todos a ganhar, com ferramentas úteis para melhorar a gestão desportiva. Acredito que, com este tipo de investimento, a nossa província poderá, nos próximos 4 ou 5 anos, ter atletas de destaque a representar Gaza e Moçambique além-fronteiras”, reforçou Hermínio Francisco, da Associação Provincial de Atletismo de Gaza.
O acto da entrega dos certificados, teve lugar na tarde desta sexta-feira, 18 de Julho, numa das estâncias hoteleiras da vila da Praia de Bilene, Gaza.
Fonte: Lance