Depois de anunciado a 11 de Julho como treinador do Mbabane Swallows para as próximas duas épocas, Dário Monteiro pode, afinal, não assumir o comando técnico do gigante do Eswatini devido a questões de ordem financeira.
Depois de uma época aquém das expectativas na Primeira Liga do Eswatini, o Mbabane Swallows renovou o plantel e contratou o técnico moçambicano com o objectivo de recolocar o clube no topo do futebol do reino vizinho e garantir o regresso às competições africanas.
Esta intenção surgiu com a entrada de novos investidores no clube, por sinal de capitais moçambicanos que, segundo a página oficial do clube, secundado pela imprensa local, se propuseram a injectar nove milhões por emalangeni, cerca de 40 milhões de meticais/ano, ao Mbabane Swallows.
Mas tudo indica que os investidores desistiram do projecto, sendo que, com isso, o clube fica financeiramente incapaz de sustentar o novo plantel, assim como garantir os honorários de Dário Monteiro, que era uma aposta dos tais empresários nacionais.
Com o campeonato local a iniciar-se no próximo mês, cresce a pressão dos adeptos sobre a direcção para esclarecer a situação da equipa técnica.
A imprensa local avança que, perante as incertezas infligidas pelos investidores, o Mbabane Swallows poderá resgatar o técnico Caleb Ngwenya, que fora despedido após uma época transacta pouco conseguida, por ser uma alternativa economicamente mais viável.
Contactado pelo “Notícias” para reagir aos últimos desenvolvimentos, Dário Monteiro disse que não tinha nada a dizer a respeito, até porque encontra-se em Maputo e não sabe o que está a acontecer ao certo.
Adiantou que o clube ainda não lhe comunicou nada, pelo que não sabe se ainda conta ou não com ele.
Entretanto, o que é certo é que o Mbabane Swallows atravessa uma grave crise financeira, sendo que a entrada de investidores moçambicanos era vista como uma salvação daquele que é um dos emblemas mais gloriosos do futebol do país vizinho.
Fonte: Jornaldesafio