27.1 C
New York
Thursday, September 25, 2025
No menu items!
No menu items!
InícioEconomiaDéfice de água pode afectar produção de energia na HCB

Défice de água pode afectar produção de energia na HCB

ELIAS NHACA

A FALTA de chuva, associada à baixa disponibilidade hídrica na albufeira da Barragem de Cahora Bassa (HCB), pode comprometer a produção e disponibilidade de electricidade para os mercados doméstico e regional.

Esta situação é preocupante, sobretudo considerando que os níveis de armazenamento da albufeira de Cahora Bassa encontram-se actualmente fixados em 20 por cento.

Em cenários normais neste período da época chuvosa as reservas estariam na ordem dos 70 por cento, equivalente a 30 ou 35 mil milhões de metros cúbicos de armazenamento, mas está-se nos 12 mil milhões, portanto, fora do comum. A época chuvosa inicia em Outubro e termina em Março, com pico entre os meses de Janeiro e Fevereiro.

Este alerta foi prestado ao “Notícias” por Agostinho Vilanculo, chefe do Departamento de Gestão de Bacias Hidráulicas no Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos.

“O problema é que não está a chover a montante. Nós precisamos de 1500 metros cúbicos por segundo, mas estamos a receber  800, por isso a cota está a descer”, detalhou Vilanculo.

Sublinhou que esta situação agrava-se com o facto de a Barragem de Kariba, situada entre a Zâmbia e Zimbabwe, na bacia do rio Zambeze, encontrar-se com um nível de armazenamento baixo, embora seja de maior dimensão que a HCB.

A fonte referiu que este cenário é preocupante, principalmente caso a época chuvosa termine nas actuais condições, de escassa precipitação.

Explicou que a Zâmbia e o Zimbabwe, a montante, já enfrentam restrições de energia de mais de 18 horas por dia, porque a produção é fraca. Falou da Kariba, cuja geração de energia está em três por cento, embora tenha uma capacidade de 181 mil milhões de metros cúbicos.

Refira-se que o alerta surge seis meses depois da HCB ter iniciado a implementação de um plano de gestão hidroenergético da albufeira e infra-estruturas conexas para a baixa disponibilidade de água.

A HCB produz, transporta e comercializa energia eléctrica para Moçambique, África do Sul, Zimbabwe e a Bolsa de Energia da Região Austral de África.

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Chapo apela à unidade global na sessão da Assembleia-Geral da ONU

0
O Presidente da República, Daniel Chapo, fez a sua estreia na 80ª Sessão da Assembleia-Geral  das Nações Unidas em Nova Iorque, onde defendeu o...
- Advertisment -spot_img