Definido plano estratégico para reforçar presença da mulher no desporto

0
6

Durante dois dias de intensa partilha de experiências e construção colectiva, cerca de 30 participantes, oriundos de várias províncias do país, estiveram reunidos na Vila da Praia de Bilene para o Seminário de Planificação Estratégica organizado pelo Comité Olímpico de Moçambique (COM) através da sua Comissão da Mulher e Desporto, com o apoio da Solidariedade Olímpica (SO).

 

Por Artur Manhique

 

O evento, que decorreu numa das estâncias hoteleiras locais, teve como objectivo principal a elaboração de um Plano Estratégico que vise reforçar a presença e liderança da mulher no desporto nacional. A fase final do encontro decorreu nesta sexta-feira, 18 de Julho, e contou com a presença da directora provincial da Juventude, Emprego e Desporto de Gaza, Lurdes Machava, que encorajou as participantes a transformar os conhecimentos adquiridos em acções concretas.

 

“Temos fé que mais mulheres irão desafiar os estereótipos e lutar pela igualdade de condições com os homens, trabalhando para eliminar a discriminação e o assédio sexual que afectam o auto-estima em todos os níveis de competição. A preparação tem que ser prioritária e tempestiva. Não fiquem à espera das autoridades ou instituições. Com este saber adquirido, estejam prontas para dar os primeiros passos rumo à solução dos problemas”, declarou a dirigente.

 

Por outro lado, o secretário-geral do COM, Penalva César, sublinhou a necessidade de partilha de conhecimento entre gerações:

 

“Não deixem que aquilo que vocês sabem vá convosco para o cemitério, é preciso partilhar o conhecimento que nós temos”, reforçou Penalva César.

 

Palmira Francisco, presidente da Comissão da Mulher e Desporto, destacou que o Plano Estratégico traçado tem como base a identificação das sensibilidades e dos actores que já trabalham com a mulher nas suas diferentes realidades.

 

“Com este Plano Estratégico formado, já podemos dar o segundo passo: como desenvolver no terreno estas actividades. É preciso que este plano nos mostre onde estamos, para onde queremos ir e o que devemos fazer para que seja um plano realmente frutífero”, disse.

 

A presidente da Comissão da Mulher e Desporto, destacou ainda que nesses dois dias, o grupo conseguiu alcançar as metas.

“Conseguimos aglutinar tudo aquilo que era as nossas expectativas. Se tivéssemos mais um dia, eu penso que realmente se calhar o resultado era outro. Mas estamos certos de que nestes dois dias bem fortes que nós tivemos. conseguimos atingir o objectivo”, completou.

 

Participantes destacam sentimento de satisfação com os resultados do Seminário

 

Durante o encontro, os participantes definiram os principais componentes do futuro Plano Estratégico, centrando-se nos cinco pilares estratégicos definidos durante as sessões, orientadas pelo consultor Lino Marques.

 

“Saímos a ganhar com esta sessão de elaboração do Plano Estratégico. Carregamos uma bagagem e a responsabilidade de replicar o que aprendemos, contribuindo para a promoção da igualdade de género no desporto. Esperamos que estas ideias sejam postas em prática”, disse Fazila, representante da província de Manica.

 

Já Stella Gonçalves, da província de Tete, considera que o seminário superou as expectativas:

“O objectivo que me tirou da minha província foi alcançado. Agora o que nos resta é implementar o que aprendemos. Acredito que estes conhecimentos vão transformar a mulher no desporto, mudando a sua mentalidade e posicionamento”.

 

Entre os pilares definidos destacam-se: Imagem Institucional, Representatividade e Empoderamento; Inclusão e Equidade; Liderança e Governança; Capital Humano e Desenvolvimento Institucional; e Parcerias, Cooperação e Solidariedade, todos orientados para a promoção e inclusão da mulher nas diversas áreas de liderança no desporto moçambicano. (LANCEMZ)

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!