O porta-voz do SERNIC em Manica, Paulo Candeeiro, explicou que a detenção dos suspeitos foi possível graças a uma denúncia e que os detidos são dois seguranças do Armazém Provincial de Medicamentos, dois funcionários do mesmo estabelecimento e um do sector da saúde, este último, até então responsável pela distribuição de fármacos em diferentes farmácias públicas da província.
De acordo com Candeeiro, os indivíduos desligavam as câmaras de vigilância durante a noite, facilitando assim a concretização dos furtos e, no final de cada operação, os restantes membros do grupo recebiam pagamentos que variavam entre cinco a dez mil meticais.
Os fármacos foram encontrados na residência de um dos membros da quadrilha de onde eram posteriormente vendidos nos principais mercados informais da cidade de Chimoio.
Referiu ainda que o SERNIC continua a investigar o caso com o objectivo de identificar e deter outros indivíduos envolvidos nesta prática criminosa e fez saber que os medicamentos recuperados serão entregues às entidades competentes nos próximos dias.
O porta-voz sublinhou que esforços continuarão a ser envidados para combater este tipo de crime, que prejudica o Estado e compromete o acesso à saúde por parte da população.
Foto: Arquivo
Fonte: Jornal Noticias