27.1 C
New York
Monday, December 15, 2025
InícioNacionalDEVIDO A CHUVAS: Distrito de Tambara isolado há três dias

DEVIDO A CHUVAS: Distrito de Tambara isolado há três dias

O DISTRITO de Tambara, na província de Manica, encontra-se isolado há três dias, devido ao corte da Estrada Regional Número 529 (N529), resultante das chuvas intensas que têm estado a cair e que danificaram a ponte que dá acesso à região e ao vizinho Guro.

Trata-se da ponte sobre o rio Nhamacombe, cuja plataforma ficou destruída pela fúria das águas, impedindo a circulação de pessoas e bens, com destaque para camiões de fornecimento de alimentos à população e aos agentes económicos locais.

A região onde o trânsito ficou interrompido, dista sete quilómetros do povoado de Calingamussi, no distrito de Guro, razão pela qual as duas administrações trabalham para repor a estrada, a breve trecho.

Segundo a administradora de Guro, Angelina Nguiraze, os trabalhos de recuperação da infra-estrutura estão em curso.

“A chuva retirou parte da areia na infra-estrutura, deixando a base vulnerável, na madrugada de domingo. As equipas estão a trabalhar para repor a transitabilidade”, informou.

A situação tornou-se mais alarmante segundo o administrador de Tambara, Mário Pita Doa, que destacou que a falta de acesso directo está a gerar uma escassez severa de alimentos, especialmente cereais.

“Os camiões que transportam alimentos para o distrito estão impedidos de entrar, isso está a propiciar uma grave crise alimentar e obrigar maior parte da população alimentar-se de frutos silvestres, abóbora e maçaroca ”, lamentou.

Disse ainda que como alternativas para obter víveres, parte da população recorre às regiões de Chemba e Sena, na província de Sofala e outra, por meio de canoas, navega o rio Zambeze, para a região de Doa, na República do Malawi.

“Dependemos de alimentos de Tete, Chimoio e Báruè, mas com esta situação, a entrada de mercadorias está comprometida, por falta de alternativa à N529. Há camiões carregados de cereais que não conseguem entrar no distrito e os armazéns locais já não os têm”, afirmou.

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

O secretário-geral da ONU, António Guterres, falando em uma coletiva de imprensa na sede das Nações Unidas, em Nova Iorqque (foto de arquivo)

Guterres condena ataque mortal em celebração de Hanukkah na Austrália

0
O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou fortemente o ataque terrorista durante a celebração do Hanukkah em Sydney, Austrália. Dois homens armados...
- Advertisment -spot_img