27.1 C
New York
Saturday, December 13, 2025
InícioVendasDesportoDobradinha ou salvação da época no duelo entre pai e filho na...

Dobradinha ou salvação da época no duelo entre pai e filho na decisão da Taça de Moçambique?

Resumo

A União Desportiva do Songo e a Black Bulls vão disputar a Taça de Moçambique em futebol no sábado, 13 de dezembro. Os "hidroléctricos" buscam a dobradinha após vencerem o Moçambola 2025, enquanto os "touros" tentam salvar a época após falharem a revalidação do título. O jogo histórico entre pai (Elias Pelembe) e filho (Diogo Pelembe) terá lugar em Xai-Xai. A União Desportiva do Songo eliminou o Desportivo de Nacala, enquanto a Black Bulls venceu o Ferroviário de Maputo. Ambas as equipas têm experiência em finais, prometendo um bom espetáculo de futebol. A União Desportiva do Songo, liderada por Daúde Razaque, conta com jogadores como Dominguez Pelembe, Luís Miquissone, Óscar Cherene e Alcides Davide. A Black Bulls, treinada por Hélder Duarte, procura um triunfo importante.

A União Desportiva do Songo e a Black Bulls vão digladiar-se neste sábado, 13 de Dezembro, pela conquista da Taça de Moçambique em futebol. Se para os “hidroléctricos” esta é uma oportunidade de fazer a dobradinha depois de terem já conquistado o título de campeão virtual do Moçambola 2025, para os “touros” esta é uma chance de salvar a época depois de terem falhado a revalidação do canecão na principal competição futebolística do país. O certo é que o duelo que vai ter lugar pelas 14:45 Horas no Campo Marien N’gouabi em Xai-Xai vai colocar frente-a-frente um pai (Elias “Dominguez” Pelembe) diante do seu filho (Diogo Pelembe), algo histórico no futebol moçambicano.

 

Por Alfredo Júnior 

 

Motivação é o que não vai faltar para as duas equipas quando descerem ao relvado sintético do Municipal da capital do Gaza numa tarde que vai coroar o novo Rei da Taça de Moçambique em substituição do Ferroviário de Maputo que foi deposto desta cadeira na tarde de quarta-feira, 10 de Dezembro, após perder por uma bola a zero no duelo frente a Black Bulls. A União Desportiva do Songo havia antes derrotado e eliminado o Desportivo de Nacala, por 2-0, na outra meia-final competição.

 

Tanto os “hidroelétricos” quanto os “touros” têm nas suas fileiras treinadores e jogadores habituados a disputaram finais, por isso estão garantidos os condimentos para que os adeptos que se deslocarem a aquele renovado recinto possam deliciarem-se com bom espectáculo de futebol.

 

De um lado estará a União Desportiva do conduzida por Daúde Razaque que quererá manter a sua bitola ganhadora na presente temporada que já vai em 18 jogos cobsecutivos sem sentir o sabor amargo da derrota. Estrelas é o que não faltam na equipa do Songo onde despontam nomes como os capitães Dominguez Pelembe e Luís Miquissone, para além de figuras em ascensão como Óscar Cherene e Alcides Davide.

 

Do outro lado estará uma experiente Black Bulls treinada por Hélder Duarte que vai procurar chegar a um triunfo importante para a sua carreira ganhadora no futebol moçambicano, contando para tal com a dedicação de nomes sonantes na sua equipa, a começar pelo guarda-redes Ernan Siluane, passando pelo defesa consistente Chamboco, sem descurar o meio-campista e decisivo jogador Kadre Gueye.

 

DUELO ENTRE PAI E FILHO

 

A final da Taça de Moçambique da época 2025 poderá vivenciar um momento histórico para o futebol moçambicano, pois vai colocar frente-a-frente pai e filho. De um lado estará o experiente e renomado jogador Elias Gaspar Pelembe (42 anos), ou simplesmente Dominguez que é o capitão da União do Songo, e do outro lado os eu filho Diego Pelembe (de 16 anos).

 

Diego Pelembe é um jovem com futuro, com atitude e com a ambição certa que trabalha com a equipa sénior da Black Bulls desde o ano passado, tendo tido uma passagem fugaz por Portugal tendo regressado ao país, para novamente se juntar aos “touros”, tendo no dia 6 de Dezembro feito parte da equipa que defrontou e perdeu para o Ferroviário em jogo do Moçambola 2025.

 

No jogo da meia-final, Diego não fez parte dos convocados, mas esteve no grupo da equipa que está nesta “Final Four” da Taça de Moçambique, esperando-se que faça parte das apostas de Hélder Duarte para o confronto com a equipa do seu pai Dominguez que está na recta final da sua carreira que foi coroada de sucesso.  

 

EQUIPAS HABITUADAS A FINAIS

 

Esta será a segunda vez que a União Desportiva do Songo e a Black Bulls estarão frente-a-frente numa final da Taça de Moçambique em futebol, sendo que a primeira foi em 2023 em que os “touros” sagraram-se vencedores da prova após vencerem por 2-1, com os golos a serem apontados por Kadre e Melque, enquanto que do lado dos “hidroeléctricos” Dayo António foi o marcador de serviço.

 

As duas equipas estão habituadas a finais, visto que esta será a segunda presença dos “touros” na decisão da Taça de Moçambique, enquanto que para a equipa da vila do Songo esta será a sua terceira final consecutiva, sendo que no ano passado perdeu para o Ferroviário de Maputo, por 2-1.

As anteriores três finais ocorreram em 2016, quando venceu o Maxaquene (3-1); 2017, na derrota ante o Costa do Sol (1-0); e em 2019, altura em que voltou a sorrir ao sair vitorioso diante do Ferroviário de Maputo (2-0).

Na presente temporada será a segunda vez que as duas equipas medirão forças, depois de terem se encontrado para a 11ª jornada do Moçambola 2025, com a União Desportiva do Songo a golear copiosamente a turma da Black Bulls por 4-0.

 

Disputada desde 1978, a Taça de Moçambique é dominada pelo Costa do Sol, que venceu a competição por 13 ocasiões, seguido pelo Maxaquene (9) e Ferroviário de Maputo (7), respectivamente em segundo e terceiro lugares.

De notar que a presença dos Touros na final, mesmo que não vença, garante presença nas eliminatórias do próximo ano na Taça CAF, visto que o seu adversário, União Desportiva do Songo tem o lugar garantido nas eliminatórias de acesso à Liga dos Campeões Africanos, após sagrar-se campeão nacional. (LANCEMZ)

 

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Oposição considera que tempo para debater pacote fiscal foi curto

0
A oposição retirou-se da sessão plenária sobre o debate do pacote fiscal urgente do Presidente da República, alegando falta de consulta ao setor privado e...
- Advertisment -spot_img