Choque entre duas viaturas, ambas de transporte de passageiros, provocou a morte de duas pessoas e feriu outras sete, que estão em estado grave. O acidente ocorreu entre a ponte de Incoluane e o cruzamento de Xinavane. Sobreviventes falam de excesso de velocidade e manobra irregular como causas do sinistro.
É mais um acidente de viação que resulta em sangue e morte na Estrada Nacional Número 1, concretamente na Província de Maputo, mesmo depois da saída da província de Gaza.
O acidente aconteceu pouco depois das 17 horas desta terça-feira, quando o motorista de uma viatura de transporte de passageiros, proveniente da África do Sul, com destino à Macia, tentou, sem sucesso, executar uma manobra irregular, no cruzamento de Xinavane.
Descontrolada, a viatura acabou por embater violentamente noutro veículo que seguia no sentido Bilene-Maputo e, devido à gravidade do acidente, uma pessoa perdeu a vida no local e outras oito contraíram ferimentos graves.
As vítimas, que seguiam nos dois veículos, contam que a velocidade excessiva e a ultrapassagem irregular foram as causas do acidente.
“Vinha de Bilene para Maputo, isso aí foi lá, não sei que sítio é. O carro, que vinha de Maputo vinha com velocidade e o nosso carro vinha devagar, então atropelaram-se”, contou uma das vítimas, que confirmou que se trata de dois mini-autocarros.
“Os pés, não consigo andar, mas nesta parte de cá, não sei se deslocou, não sei, mas nós achamos melhor correr para aqui, no hospital, porque os outros morreram ali mesmo”, contou a vítima.
Outra vítima, que seguia no veículo que saiu de Bilene com destino a Maputo, conta que quando chegaram ao troço onde ocorreu o acidente, em Incoluane, só viu o outro veículo vindo pela frente até embater no carro onde estava.
“O carro vinha com uma velocidade normal, pelo menos o nosso. Então, em frente, tinha uma criatura de marca BMW que provavelmente eram sul-africanos. Estavam a dar drifts ali na estrada, e, naquela euforia toda, não sabemos se perderam o controlo, mas o nosso motorista tentou esquivar, e na tentativa de esquivar, o motorista do BMW o seguiu e bateu, causando, assim, o capotamento”, conta.
O mesmo diz que o veículo onde estava não estava a velocidade, lamentando as mortes que aconteceram em face do acidente.
“No local fala-se de uma pessoa que estava na viatura BMW, então na nossa viatura ouvi rumores, não sei se já está confirmado, que apenas uma pessoa perdeu a vida já no Hospital da Macia”, conta.
Sete das oito vítimas do sinistro foram evacuadas para os hospitais distritais de Bilene e da Macia, e o último luta pela vida no Hospital Provincial de Xai-Xai.
Marcelina Lindonde, directora de Saúde de Bilene, confirma a entrada de vítimas do acidente no Centro de Saúde da Macia. “O acidente aconteceu no cruzamento de Incoluane e Xinavane, na qual foram nove vítimas, das quais registámos um óbito no local do acidente, e deram entrada no Centro de Saúde da Macia oito vítimas de acidente de viação. Dessas, seis vítimas foram transferidas para o Hospital Distrital de Bilene, outra continua no Centro de Saúde da Macia e uma, após ser transferida para o Hospital Distrital de Bilene, foi transferida para o Hospital Provincial”, revelou.
Ademais, de acordo com Marcelina Lindonde, o que foi transferido de emergência para o Hospital Provincial de Xai-Xai teve ferimentos graves, por isso houve necessidade de transferência “para melhorar a atenção”.
As autoridades da Polícia da República de Moçambique em Gaza confirmaram o segundo óbito na sequência do mesmo acidente.