27.1 C
New York
Friday, September 26, 2025
InícioEconomiaEconomia deverá crescer entre 4% e 5,5% em 2025

Economia deverá crescer entre 4% e 5,5% em 2025

O Governo de Moçambique prevê que o País registe uma aceleração significativa no crescimento económico durante o quinquénio 2025-2029, com taxas estimadas entre 4% (excluindo o gás natural liquefeito – GNL) e 5,5% (incluindo o GNL). Estas projecções fazem parte do Programa Quinquenal do Governo (PQG), apresentado em Março de 2025.

De acordo com o documento oficial, o crescimento previsto reflecte uma expectativa optimista quanto ao desempenho dos sectores primário (agricultura e extracção) e terciário (serviços). No quinquénio anterior (2020-2024), o crescimento médio da economia foi de 2,56%, impulsionado sobretudo pela indústria extractiva e pelo sector dos serviços.

O governo enfatiza que a diversificação económica e a modernização das infra-estruturas serão os principais vectores para atingir as novas metas de crescimento económico, destacando ainda a importância da criação de empregos e da gestão sustentável dos recursos naturais.

Neste contexto, uma maior aposta no desenvolvimento da indústria transformadora, especialmente na agro-indústria e no processamento de recursos minerais, será crucial para garantir o crescimento económico sustentável e inclusivo.

Por outro lado, a conjuntura internacional mais favorável, com projecções de recuperação económica global, também deverá beneficiar Moçambique, ao proporcionar melhores condições para o comércio e o investimento estrangeiro no país.

O PQG destaca ainda a importância de assegurar estabilidade macroeconómica, investimento em infra-estruturas resilientes e promoção da transformação digital como factores essenciais para atingir os objectivos propostos e garantir um crescimento robusto e sustentado até 2029.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Um jovem afetado por questões de saúde mental em Timor-Leste (arquivo)

Pela primeira vez, saúde mental será destaque na Assembleia Geral da...

0
Reunião de Alto Nível aborda tema, juntamente com resposta a Doenças Não-Transmissíveis; encontro mostra conexão entre condições físicas e mentais; atualmente mais de 1 bilhão de pessoas têm alguma condição de saúde mental e somente 9% dos que sofrem com depressão recebem ajuda.
- Advertisment -spot_img