Tuesday, December 16, 2025
InícioTransportes e ComunicaçõesComunicação e TecnologiaEM 2024: 119 Mulheres morreram vítimas de violência

EM 2024: 119 Mulheres morreram vítimas de violência

Resumo

Em 2024, 119 mulheres foram vítimas de violência física grave em Moçambique, de acordo com o Barómetro sobre o Estado das Mulheres do Observatório das Mulheres em Maputo. Apesar de uma diminuição nas denúncias formais, casos extremos como homicídios e violência sexual estão a aumentar, muitos sem chegar ao sistema judicial. O Observatório alertou para a subnotificação e inconsistências nos dados de Saúde, Polícia e tribunais, dificultando a responsabilização dos agressores. Na sessão anual, a ministra do Trabalho, Género e Acção Social, Ivete Alane, reiterou o compromisso do Governo em fortalecer a prevenção, proteção das vítimas e empoderamento económico das mulheres, defendendo respostas integradas para combater a escalada da violência.

Cento e dezanove mulheres morreram em 2024 vítimas de violência física grave, num cenário que confirma o agravamento da violência baseada no género em Moçambique, segundo dados do Barómetro sobre o Estado das Mulheres, apresentado pelo Observatório das Mulheres, em Maputo.

O documento revela que, apesar de uma ligeira redução das denúncias formais, aumentam os casos mais extremos, como homicídios e violência sexual, muitos dos quais não chegam ao sistema judicial. A secretária-executiva do Observatório, Quitéria Guirengane, alertou para a subnotificação e para as inconsistências entre dados da Saúde, Polícia e tribunais, o que dificulta a responsabilização dos agressores.

Na sessão anual, a ministra do Trabalho, Género e Acção Social, Ivete Alane, reafirmou o compromisso do Governo em reforçar a prevenção, a protecção das vítimas e o empoderamento económico das mulheres, defendendo respostas integradas para travar a escalada da violência.

 

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Fernando Vaz distinguido como Doutor Honoris Causa 

0
O antigo ministro da Saúde, Fernando Vaz, foi distinguido com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Wutivi, durante uma cerimónia que assinalou o...
- Advertisment -spot_img