27.1 C
New York
Thursday, December 11, 2025
InícioEconomiaEm Maputo IGF Apresenta o Relatório de Avaliação do Subsistema de Auditoria...

Em Maputo IGF Apresenta o Relatório de Avaliação do Subsistema de Auditoria Interna

Resumo

A Inspeção Geral de Finanças (IGF) realizou um Workshop em 5 de dezembro para apresentar o Relatório de Avaliação do Subsistema de Auditoria Interna, com a presença de dirigentes do setor, consultores do Banco Mundial e especialistas em gestão das finanças públicas. Albertina Fumane, Secretária Permanente do Ministério das Finanças, enfatizou a importância da auditoria interna no controlo e gestão dos recursos públicos, destacando a necessidade de evolução para as Boas Práticas Profissionais Globais. Fumane sublinhou a importância da autonomia funcional da auditoria interna, formação e certificação de auditores, e transformação de recomendações em planos de ação monitoráveis. A avaliação foi impulsionada pela Medida 20 do Programa de Aceleração Económica do Governo.

A Inspeção Geral de Finanças(IGF), realizou hoje, dia 05 de Dezembro, um Workshop para a divulgação do Relatório de Avaliação do Subsistema de Auditoria Interna. O encontro reuniu dirigentes do sector, consultores do Banco Mundial e especialistas que actuam no fortalecimento da gestão das finanças públicas.A Secretária Permanente, do Ministério das Finanças, Albertina Fumane, destacou a importância da auditoria interna no controlo e gestão dos recursos públicos. A nossa missão é crucial para garantir a eficiência, a eficácia e a conformidade na gestão dos recursos públicos, funcionando como uma ferramenta de avaliação e aconselhamento, afirmou a SP.

Para a Secretária Permanente, a consolidação do nosso Sistema de Administração Financeira do Estado não é um mero exercício de burocracia técnica. É a nossa principal linha de defesa e a nossa mais poderosa ferramenta na luta contra a corrupção e o desvio de fundos públicos.

Explicou ainda que a auditoria interna em Moçambique precisa de evoluir para o patamar das Boas Práticas Profissionais Globais, e para tal ela deve garantir a total autonomia funcional da auditoria interna; investir na formação e certificação dos nossos auditores; e transformar as recomendações em planos de acção concretos e monitoráveis.

A avaliação apresentada foi impulsionada pela Medida 20 do Programa de Aceleração Económica, um pilar estratégico do nosso Governo.

Fonte: MEF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Energia Limpa Domina Nova Capacidade Global, Mas a Transição Enfrenta Obstáculos...

0
Mais de 90% da nova capacidade eléctrica instalada em 2024 veio de fontes renováveis, mas o consumo crescente de combustíveis fósseis, a pressão sobre redes eléctricas e a falta de financiamento para mercados emergentes continuam a travar o ritmo da descarbonização.
- Advertisment -spot_img