27.1 C
New York
Wednesday, September 24, 2025
InícioEconomiaEm Matutuine: Técnicos do MF capacitados em avaliação de riscos fiscais

Em Matutuine: Técnicos do MF capacitados em avaliação de riscos fiscais

Teve lugar de 09 a 19 de Setembro de 2025, no Distrito de Matutuine, Província de Maputo, uma capacitação sobre Avaliação dos Riscos Fiscais do Sector Empresarial do Estado (SEE) com base na Ferramenta SOE Health Check Tool –(SOE-HCT) e SOE Stress Test (SOE-ST).  Iniciativa coordenada pela Direcção de Gestão de Riscos Fiscais (DGRF) com o apoio de especialistas do Fundo Monetário Internacional (FMI).Intervindo na sessão de encerramento, em representação do Ministério das Finanças (MF), o técnico afecto à DGRF, Francisco Tchaúque, afirmou que a capacitação não se limitou ao estudo teórico dos conteúdos, mas combinou apresentações com exercícios práticos, utilizando dados reais das empresas públicas. Esse formato permitiu que os participantes não apenas assimilassem conceitos, mas também aplicassem as ferramentas  mencionadas anteriormente aumentando a utilidade do aprendizado.

No entanto, Tchaúque, alertou sobre a necessidade de trazer dados consistentes e auditados pois, estes podem comprometer a robustez das análises feitas com as ferramentas, limitando a precisão dos resultados.

Por seu turno a representante do FMI, Ester Palácios, saudou a realização do evento tendo igualmente congratulado a presença e entrega dos técnicos durante os trabalhos.

O gesto mostra um comprometimento do MF em melhorar a sua capacidade de avaliação do SEE, fico feliz por notar adiversidade de opiniões e visões de todas as direcções aqui representadas, isto mostra que cada um de vocês têm um papel a desempenhar para o melhoramento do vosso desempenho na monitoria técnica das empresas públicas, anotou.

Ester sugeriu que fosse dedicado mais tempo ao fornecimento de informações prévias, permitindo assim uma análise mais aprofundada dos resultados financeiros e dos riscos fiscais, propondo igualmente a exploração do uso de ferramentas SOE com dados locais de Moçambique, como estratégia para aumentar a produtividade.

Por fim, manifestou o interesse do FMI em continuar a colaborar com o Ministério em futuras oportunidades.

Para além dos técnicos das finanças, a capacitação contou com o Instituto de Gestão de Participação do Estado (IGEPE).

Fonte: MEF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Identificação Fiscal

0
Por: Gentil Abel A identificação fiscal é assegurada através do Número Único de Identificação Tributária (NUIT), que é o instrumento pelo qual cada cidadão singular...
- Advertisment -spot_img