27.1 C
New York
Saturday, September 20, 2025
InícioInternacionalEm reunião da Liga Árabe sobre Gaza, Guterres pede união por fim...

Em reunião da Liga Árabe sobre Gaza, Guterres pede união por fim da guerra

É preciso evitar, a qualquer custo, a retomada da violência em Gaza, que lançaria milhões de pessoas de volta ao abismo do sofrimento desestabilizando toda a região.

A declaração é do secretário-geral da ONU, António Guterres, que participa do Encontro de Cúpula da Liga Árabe sobre Oriente Médio e Gaza, realizado no Cairo, Egito.

Recuperação de Gaza deve ser baseada na lei internacional

Segundo ele, a reunião envia um sinal de que o mundo tem uma responsabilidade coletiva para apoiar esforços que levem ao fim da guerra e atenuem o profundo sofrimento humano, assegurando uma paz duradoura.

Para Guterres, a ONU já provou que com acesso para ajuda humanitária, a organização pode coordenar e entregar auxílio a quem precisa.

Guterres lembrou que acabar com a crise imediata não é tudo.

É preciso também encontrar um quadro político claro que possa estabelecer a fundação da recuperação de Gaza, sua reconstrução e estabilidade duradoura.

Para ele, esse quadro precisa ser baseado em princípios e respeito à lei internacional.

O líder das Nações Unidas afirma que Israel deve ter suas preocupações legítimas com a segurança atendidas, mas não deverá haver nenhuma presença militar, de longo prazo, em Gaza.

Equipe palestina da Unrwa na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental enfrenta dificuldades
© WFP

Equipe palestina da Unrwa na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental enfrenta dificuldades

Futuro mais estável para israelenses e palestinos

António Guterres defende que Gaza tem de ser parte de um Estado palestino independente, democrático e soberano. Sem redução de território ou transferência forçada de sua população.

Ele explicou que Gaza e Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, devem estar unificadas politicamente, econômica e administrativamente pela Autoridade Palestina, aceita e apoiada pelo povo palestino.

O líder da ONU saudou e endossou, fortemente, a iniciativa liderada pelos países árabes para alcançar o apoio para a reconstrução de Gaza.

Ele ressaltou que esse é um processo que requer arranjos de segurança e governança para garantir um futuro melhor e mais estável a israelenses e palestinos.

Papel da Unrwa e situação na Cisjordânia

Ao elogiar o papel da Agência da ONU para Refugiados Palestinos, Unrwa, que teve sua atuação proibida pelo Parlamento de Israel, Guterres destacou a dedicação dos funcionários da ONU e dos trabalhadores humanitários, especialmente os palestinos, que trabalham em condições quase impossíveis.

Ele encerrou o discurso alertando sobre a situação na Cisjordânia, onde forças israelenses lançaram operações de larga escala incluindo tanques e bombardeios, pela primeira vez, em duas décadas.

O secretário-geral apelou por uma desescalada da ofensiva e disse que os ataques devem acabar.

Para Guterres, a recuperação de Gaza é mais que concreto e aço. É dignidade, autonomia e segurança.

Palestinos devem ter o direito de se governar, desenhar seu próprio futuro e viver em paz.

Fonte: ONU

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Conselho de Segurança

Conselho de Segurança rejeita proposta para aliviar sanções ao Irã

0
A proposta de manter o alívio das sanções ao Irã sob o acordo nuclear de 2015 foi rejeitada no Conselho de Segurança da ONU devido a profundas divisões sobre o...
- Advertisment -spot_img