Emissão de certificados passará a ser digital

0
5
Foto: O País

Por: Gentil Abel

O processo de emissão de certificados nos institutos técnicos-profissionais vai passar a ser totalmente digital, anunciou hoje o Secretário de Estado do Ensino Técnico-Profissional. A medida, que prevê a digitalização da verificação externa das evidências de avaliação, surge como resposta a anos de atrasos e problemas que têm impedido milhares de estudantes de obter o documento essencial para prosseguir estudos ou ingressar no mercado de trabalho.

Pois, nos últimos anos, vários institutos industriais e comerciais enfrentaram atrasos crónicos na emissão de certificados. Casos como o Instituto Industrial e Comercial de Nampula, que há cinco anos emite apenas certificados provisórios sem validade, ou o Instituto Industrial e de Computação Armando Emílio Guebuza, que não entrega certificados desde 2015, expuseram falhas graves na organização administrativa. E em setembro de 2024, o Governo estimou em mais de 14 000 os casos pendentes em todo o país, dos quais cerca de 8 000 foram regularizados.

Com a transição para o sistema digital, o Executivo espera encurtar significativamente os prazos, permitindo que os formandos recebam o certificado em semanas, e não em anos. O Secretário de Estado garantiu ainda que o Ministério está a trabalhar numa estratégia de descentralização parcial, que permitirá às instituições de ensino técnico-profissional imprimirem certificados. Garantiu ainda que a implementação das melhorias está prevista para iniciar ainda este ano, com a expectativa de que, até 2026, esteja completamente operacional em todo o país.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!