Resumo
O Campeonato Nacional de Ténis de 2025 está a decorrer nos "courts" do Jardim Tunduru, em Maputo, com a participação exclusiva de atletas da cidade. O evento, organizado pela Federação Moçambicana de Ténis, inclui categorias de juniores, singulares masculinos e femininos, e pares masculinos e femininos. Destaque para o regresso de Edilson Rosa, tenista de renome, que competirá nas meias-finais contra Luca Figueiredo, outro favorito ao título. Ambos venceram nos quartos-de-final. O torneio prosseguirá até amanhã, com as finais a distribuir um prémio de 75 mil meticais para os vencedores. As meias-finais de hoje prometem ser emocionantes, com Edilson Rosa e Luca Figueiredo a enfrentarem Krish Shetty e Éric Sigaúque, respetivamente.
Como tem sido habitual, o “Nacional” conta apenas com atletas da cidade de Maputo, devido à ausência da prática da modalidade noutros pontos do país.
Dividido pelas categorias de juniores, rapazes e raparigas, isto ao nível da formação; singulares homens e senhoras; pares homens e senhoras, em seniores, o “Nacional” prolongar-se-á até amanhã com a realização das finais.
A Federação Moçambicana de Ténis (FMT) reservou 75 mil meticais para os melhores apenas no escalão máximo.
Destaque neste “Nacional” é o regresso do célebre tenista Edilson Rosa, que nos últimos dois anos esteve fixado no Centro de Alto-Rendimento na Tunísia, onde gozava da bolsa desportiva e académica.
MEIAS-FINAIS DE LUXO
O dia de hoje será mais emotivo, sendo a data reservada para as meias-finais dominadas por uma dupla de luxo, nomeadamente Edilson Rosa e Luca Figueiredo, ambos com pontuação internacional e que se apresentam como principais candidatos ao título.
Edilson Rosa é o número 2 do campeonato, enquanto Luca Figueiredo é cabeça-de-série do “Nacional”. Apesar de ser o tenista mais cotado em termos de pontuação internacional, Edilson Rosa não lidera o “ranking” do “Nacional”, devido à sua ausência nas últimas edições.
Edilson Rosa e Luca Figueiredo tiveram um bom arranque no campeonato e deverão
enfrentar nas meias-finais de hoje Krish Shetty (número 3) e Éric Sigaúque (número 4). Rosa e Figueiredo afastaram nos quartos-de-final, disputados ontem, José Cossa, por duplo 6/1, e Amine Rosa, por 6/1-6/0, respectivamente. No arranque, nos dezasseis-avos-de-final, Edilson Rosa e Luca Figueiredo tiraram da frente Milton Ngoenha e Osvaldo Mbuvane, respectivamente.
Por seu turno, Krish Shetty e Éric Sigaúque eliminaram nos “quartos” Luís Gonçalves, por 6/2-3/6 (10-2), e Hercílio Seda, por 6/2-6/2, respectivamente.
Krish Shetty estreou-se no campeonato eliminando Laurent Lasoen, enquanto Éric afastou Kiyan Chotai.
Em singulares senhoras tudo indica que a final será entre a detentora do título, Ohmar Fernandes, e a revelação de seniores, Siena Figueiredo. Ambas estão nas meias-finais de hoje.
Grande ausente é o detentor do título de singulares homens, Armando Sigaúque, actualmente nos Estados Unidos da América, a gozar de uma bolsa desportiva e académica. Importa referenciar que os oito atletas melhores classificados da prova de singulares homens apuram-se ao Torneio de Mestres, evento que se segue ao “Nacional” e que marca o encerramento da época tenística.
Fonte: Jornaldesafio






