Encontro de alto nível entre a Frelimo e o PCC marca encerramento da visita de Chakil Aboobakar a Cuba

0
9
O secretário-geral da Frelimo, Chakil Aboobacar, foi recebido, segunda-feira, pelo primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba (PCC) e Presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, em encontro de alto nível que assinalou o encerramento da visita oficial de cinco dias aquele país.
Na ocasião, Chakil Aboobacar transmitiu uma mensagem especial do presidente da Frelimo e Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, na qual o estadista moçambicano reiterou a sua firme disposição para o contínuo aprofundamento das históricas relações de amizade e cooperação entre as duas formações políticas, bem como entre os povos dos respectivos países.
Ao longo da sua estada em Cuba, a delegação da Frelimo manteve encontros com as mais altas estruturas do Partido Comunista de Cuba, com destaque para a reunião com o presidente Miguel Díaz-Canel Bermúdez, o presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular, o Secretariado do Comité Central e demais membros do Comité Central do PCC.
Para Chakil Aboobacar, a recepção e a abertura demonstradas pelos dirigentes cubanos reforçam os laços de amizade entre os dois partidos, que remontam ao período da Luta de Libertação Nacional, e constituem, igualmente, uma homenagem à memória dos líderes históricos das respectivas revoluções: Samora Moisés Machel e Fidel Castro Ruz.
“Estamos aqui porque acreditamos que, agora, mais do que nunca, devemos estar mais unidos, sobretudo num contexto internacional marcado por pressões externas. Assim como nos transmite o camarada Presidente Daniel Chapo, devemos lutar, com firmeza, pela conquista da independência económica das nossas nações”, destacou.
Por seu turno, o primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba (PCC) e Presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, manifestou a sua satisfação pela presença da delegação da Frelimo, considerando a visita um momento de reencontro e de valorização do legado histórico que une os dois partidos e povos.
“Tal como foi sublinhado pelas diferentes estruturas do nosso partido, com as quais tiveram a oportunidade de reunir e debater profundamente diversas matérias da nossa histórica cooperação política, reitero que Cuba estará sempre aberta a apoiar e colaborar com Moçambique”, afirmou o Presidente cubano.

 

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!