27.1 C
New York
Wednesday, September 17, 2025
InícioEconomiaENFC 2025–2034: Moçambique Transforma O Desafio Climático Em Plataforma De Desenvolvimento

ENFC 2025–2034: Moçambique Transforma O Desafio Climático Em Plataforma De Desenvolvimento

Resumo

Moçambique aprovou a Estratégia Nacional de Financiamento Climático (ENFC) 2025–2034, visando enfrentar os desafios das alterações climáticas e transformá-los em oportunidades de crescimento sustentável. Aprovada na 32.ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros em Maputo, esta estratégia é crucial para mobilizar recursos e ação transformadora, apoiando a adaptação e mitigação climáticas, bem como impulsionando setores económicos estratégicos. Alinhada com a sustentabilidade, a ENFC faz parte da Estratégia Nacional de Desenvolvimento (ENDE 2025–2044) e compromissos internacionais de Moçambique, como a Agenda 2030 das Nações Unidas e a Agenda 2063 da União Africana. O Ministro Salim Valá destaca que esta é uma oportunidade para redefinir o modelo económico e social do país, promovendo o desenvolvimento e a resiliência para as gerações futuras.

Moçambique aprovou a sua Estratégia Nacional de Financiamento Climático (ENFC) 2025–2034, um marco decisivo para enfrentar os riscos de um dos países mais vulneráveis do mundo às alterações climáticas. Mais do que um instrumento técnico, a ENFC posiciona-se como plataforma de mobilização de recursos e de ação transformadora, que pretende converter ameaças em oportunidades de crescimento sustentável e inclusivo.

Desenvolvimento

A decisão foi tomada na 32.ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, realizada em Maputo, e representa um esforço do Governo em estruturar políticas de financiamento capazes de suportar a adaptação e a mitigação climática, ao mesmo tempo que impulsionam sectores estratégicos da economia.

Segundo o Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Salim Valá, “a Estratégia Nacional de Financiamento Climático 2025–2034 representa um compromisso firme de Moçambique com a sustentabilidade. Mais do que um instrumento técnico, é uma plataforma de mobilização e de acção para transformar os desafios climáticos em oportunidades de desenvolvimento, melhorando a vida das populações e garantindo resiliência para as próximas gerações”.

Dimensões Estratégicas Da ENFC

Impactos Esperados

Com a implementação da ENFC, Moçambique pretende:

Compromisso Com O Futuro

A aprovação da ENFC não é um passo isolado: integra-se na Estratégia Nacional de Desenvolvimento (ENDE 2025–2044) e alinha-se com os compromissos internacionais de Moçambique no âmbito da Agenda 2030 das Nações Unidas e da Agenda 2063 da União Africana.

“Este é um compromisso com o futuro. A agenda climática deve ser entendida não como um custo, mas como uma oportunidade para redefinir o nosso modelo económico e social”, concluiu o Ministro Salim Valá.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

EDMILSON AGUARDA CARTA INTERNACIONAL PARA ESTREIA

0
O lateral-esquerdo Edmilson Dove ainda não fez a sua estreia no Al Quwa Al Jawiya, da I Liga do Iraque, para onde seguiu após três temporadas no Kaizer...
- Advertisment -spot_img