Por: Gentil Abel
A Escola Superior de Jornalismo (ESJ) graduou hoje 25 de julho, 175 estudantes durante a V cerimónia de graduação realizada no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo. Os graduados são provenientes dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Marketing, e Biblioteconomia e Documentação.
O evento destacou-se não apenas pelo número expressivo de novos licenciados, mas também pela forte representatividade feminina. Dos 175 graduados, 139 são mulheres, o que representa quase 80% do total, enquanto os homens somam apenas 36.
O curso de Jornalismo, um dos mais emblemáticos da instituição, formou 45 estudantes, dos quais 35 são mulheres e apenas 10 são homens, confirmando uma tendência crescente de maior participação feminina nas áreas da comunicação social em Moçambique.
Fonte: Escola de jornalismo A cerimónia contou com a presença da ministra de educação e cultura, Samaria Tovela, e membros do corpo docente, familiares e convidados institucionais, tendo sido marcada por discursos de incentivo ao profissionalismo, ética e responsabilidade social por parte dos novos licenciados. A direção da ESJ na voz do Director Geral, Alexandre Zavale destacou o papel transformador da educação e exortou os graduados a serem humildes durante a caminhada e reiterou o compromisso da instituição em continuar a formar quadros competentes para o sector da comunicação no país.