Por Redação Lance MZ
A iniciativa, enquadra-se no projecto FIFA for Schools, em parceria com a UNESCO, e durante a cerimónia de entrega, estiveram presentes representantes do governo provincial da Juventude, Desportos e Educação bem como da Governadora de Manica Francisca Tomás.
“Temos a honra de fazer a entrega de mais de mil bolas destinadas às escolas desta região, reforçando o nosso desejo de que nenhuma criança fique fora de jogo. O objectivo é claro de ensinar habilidades para a vida através do futebol, como trabalho em equipa, respeito, resiliência e inclusão. Queremos que cada menina e menino saiba que é possível jogar futebol na sua escola com os meios disponíveis e em igualdade de condições. Que o futebol seja uma ferramenta de inclusão, de desenvolvimento e claramente de esperança”, disse Feizal Sidat no acto de entrega.
Por seu turno, a Governadora de Manica, Francisca Tomas, disse no seu discurso que “são no total mil bolas de futebol 11 para ambos os sexos que se adicionam às outras entregues no ano de 2023. Agradecer a FIFA, igualmente ao Presidente da Federação Moçambicana de Futebol pelo gesto que reafirma o compromisso da instituição para com o desenvolvimento para a educação e formação de jovens saudáveis”.
Ao todo são 45 mil bolas que serão distribuídas ao longo do país sendo que a iniciativa já abrangeu as províncias de Gaza e Nampula. Depois de Manica, a FMF na pessoa do seu presidente, Feizal Sidat, segue para Sofala, depois de passado por Gaza e Nampula, onde poderá também proceder com entrada de mais bolas no âmbito do projecto de massificação do desporto rei em Moçambique. (Lance MZ)
Fonte: Lance