Ethiopian Airlines e Banco Africano de Desenvolvimento selam acordo de US$ 7.8 milhões para a construção do maior aeroporto de África

0
35

A Ethiopian Airlines e o Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB) assinaram um acordo histórico para a construção do novo Aeroporto Internacional de Bishoftu, na Etiópia. Avaliado em 7,8 mil milhões de dólares, o projecto visa aumentar a capacidade aeroportuária do país, consolidando-o como o maior hub da aviação africana.

O acordo foi firmado na sexta-feira (14), com a assinatura de Mesfin Tasew, CEO do grupo Ethiopian Airlines, e Nnenna Nwabufo, Vice-Presidente para Desenvolvimento Regional do AfDB, na presença do Presidente do banco, Akinwumi Adesina, e do Ministro das Finanças da Etiópia, Ahmed Shide. O Governo etíope destaca este projecto como um dos pilares do seu plano de reformas macroeconómicas, alinhado com a visão do Primeiro-Ministro Abiy Ahmed.

Um Marco na Aviação Africana

Actualmente, o Aeroporto Internacional de Bole, em Addis Abeba, movimenta cerca de 17 milhões de passageiros por ano. No entanto, a crescente procura por serviços de transporte aéreo levou a Ethiopian Airlines a investir numa nova infraestrutura capaz de atender a expansão projectada do sector. Com a conclusão do novo aeroporto em Bishoftu, a capacidade será ampliada para 60 milhões de passageiros anuais até 2040, tornando-se o maior aeroporto de África.

“O Aeroporto Internacional de Bishoftu será um verdadeiro motor de crescimento económico e um catalisador do desenvolvimento regional”, afirmou Mesfin Tasew, destacando a importância da cooperação com o AfDB.

<

p style=”margin-top: 0in;text-align: justify;background-image: initial;background-position: initial;background-size: initial;background-repeat: initial;background-attachment: initial”>Por sua vez, Akinwumi Adesina referiu-se ao projecto como um “emblema do progresso africano”, reiterando o compromisso do banco com iniciativas de grande impacto continental. O AfDB tem actualmente um portfólio de investimentos na Etiópia superior a 1,2 mil milhões de dólares, cobrindo.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!