A Comissão Federal do Comércio (FTC, siga em inglês) vai acompanhar a aquisição da Pioneer Natural Resources pela Exxon Mobil por cerca de 60 mil milhões de dólares depois de chegar a um acordo com o gigante da energia, disse à CNBC, uma fonte familiarizada com o assunto.
De acordo com a fonte, a FTC não vai bloquear o negócio agora que o regulador e a Exxon chegaram a um acordo de consentimento, disse a fonte. O acordo impedirá o antigo CEO da Pioneer, Scott Sheffield, de entrar para o Conselho de Administração da Exxon.
Segundo a fonte, a pressão para afastar Sheffield deveu-se a preocupações sobre as suas anteriores discussões com a OPEP.
O acordo foi noticiado pela Bloomberg News.
A Exxon anunciou pela primeira vez o acordocom a Pioneer em Outubro, numa transação totalmente em acções avaliada em 59,5 mil milhões de dólares. A Exxon disse na altura que a aquisição mais do que duplicaria a sua produção na Bacia do Permiano.
“A Pioneer é um líder incontestável no Permiano, com uma base de activos única e pessoas com um profundo conhecimento do sector. As capacidades combinadas das nossas duas empresas proporcionarão uma criação de valor a longo prazo muito superior ao que cada uma delas é capaz de fazer numa base autónoma”, afirmou na altura o presidente e diretor executivo da Exxon, Darren Woods, num comunicado de imprensa.
Fonte: O Económico