27.1 C
New York
Thursday, October 2, 2025
InícioEconomiaExxonMobil Exige Garantias de Segurança Para Avançar Com Terminal de Gás de...

ExxonMobil Exige Garantias de Segurança Para Avançar Com Terminal de Gás de 30 Mil Milhões de Dólares em Moçambique

O Financial Times revelou que Darren Woods, CEO da ExxonMobil, solicitou garantias de segurança ao Presidente da República, Daniel Chapo, durante a Assembleia Geral da ONU, como condição para avançar com o terminal de gás natural liquefeito avaliado em cerca de 30 mil milhões de dólares. A informação foi posteriormente confirmada pela Reuters.

Segundo o Financial Times , o pedido de Darren Woods foi explícito: a ExxonMobil só avançará com o mega-projecto de gás na Bacia do Rovuma se o Governo de Moçambique assegurar condições sólidas de segurança. A exigência reflecte o impacto prolongado da instabilidade em Cabo Delgado, província que tem sido alvo de ataques armados, colocando em risco a confiança dos investidores.

A Reuters acrescenta que a empresa tem mantido sob análise o contexto de risco e que a decisão final sobre o terminal dependerá da resposta das autoridades moçambicanas e da percepção de estabilidade no terreno.

Avaliado em US$ 30 mil milhões, o terminal da ExxonMobil figura entre os maiores investimentos energéticos de África. A sua concretização poderá redefinir a trajectória económica de Moçambique, reforçando receitas fiscais, criando emprego e impulsionando cadeias de fornecimento nacionais em sectores como logística, transportes, construção e serviços técnicos especializados.

O impacto macroeconómico seria igualmente profundo, traduzindo-se em maior robustez das reservas externas, melhoria da balança de pagamentos e novas oportunidades para a industrialização. Mas a interdependência entre segurança e investimento volta a ficar evidente: sem garantias de estabilidade, o risco de adiamento persiste.

Para Moçambique, a decisão da ExxonMobil será determinante não apenas em termos de exportações, mas também como sinal da capacidade do Estado em transformar o potencial energético em desenvolvimento económico sustentável e inclusivo.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Desportivo da Matola gazeta jogo por conta da dívida salarial e...

0
O Desportivo da Matola não jogou contra o Ferroviário de Lichinga devido a salários em atraso e dívidas com a Liga Desportiva de Maputo. Os jogadores estão há...
- Advertisment -spot_img