Famalicão: Ruben Amorim na ‘mira’

0
34
Famalicão de Hugo Oliveira não sofre golos há quatro jogos consecutivos e sonha igualar o registo máximo do clube e também uma marca alcançada pelo Sporting de Ruben Amorim na presente temporada

<

p class=”summary”>Minhotos estão numa série de quatro jogos consecutivos sem sofrerem golos. Com o atual técnico do Manchester United, baliza do Sporting esteve ‘trancada’ durante sete partidas seguidas. Registo histórico do clube, conseguido sob a liderança de José Romão, há mais de 20 anos, está (muito) perto de ser igualado

Estrela da Amadora (0-0), Boavista (2-0), Vitória de Guimarães (0-0) e Gil Vicente (2-0). Estes foram os resultados do Famalicão nos últimos quatro jogos. Sendo que todos eles tiveram dois denominadores comuns: os famalicenses pontuaram e… não sofreram qualquer golo.

E estes dados estão longe de terem apenas reflexos nos 8 pontos conquistados nas quatro partidas referidas. Porque têm, afinal, mais história(s) agregada(s): é o segundo melhor registo defensivo de sempre do emblema de Vila Nova no principal escalão do futebol português. Mas há mais: uma corrida atrás de Ruben Amorim – já lá vamos.

Na época 1992/1993, o Famalicão teve um período de cinco jogos consecutivos sem sofrer golos na elite nacional. Na altura, mais concretamente entre os dias 15 de novembro e 20 de dezembro de 1992, com José Romão como treinador, os minhotos empataram com Belenenses e Paços de Ferreira (ambos 0-0), e venceram Tirsense (1-0), Salgueiros (2-0) e Gil Vicente (1-0). Luís Vasco, que mais tarde rumou ao Sporting, era o guarda-redes dessa equipa do Famalicão, que terminou a temporada no 14.º lugar (30 pontos), carimbando, assim, a permanência na Liga.

Significa que isto que o conjunto orientado por Hugo Oliveira está a apenas um jogo de igualar este feito. Caso consigam manter a sua baliza inviolada no dérbi minhoto frente ao Moreirense, no próximo domingo (20.30 horas), os jogadores do Famalicão escrevem mais uma página na história do clube.

Chegamos, então, a Ruben Amorim. Sim, porque Hugo Oliveira (também) está na peugada do colega de profissão, atualmente ao serviço do Manchester United.

Antes de sair do Sporting para rumar a Terras de Sua Majestade, e além de outras marcas que deixou, naturalmente, Amorim conseguiu um registo que até agora ainda não foi superado na temporada em curso: o maior número de jogos consecutivos sem sofrer golos na Liga. Com Ruben Amorim ao leme, os leões mantiveram-se intocáveis no capítulo defensivo em sete partidas seguidas: Farense (5-0), FC Porto (2-0), Arouca (3-0), Aves SAD (3-0), Estoril (3-0), Casa Pia (2-0) e… Famalicão (3-0). Tudo isto entre as 3.ª e 9.ª jornadas da presente edição do campeonato.

O Famalicão está ainda (algo) distante desta chancela, mas a verdade é que já conseguiu chegar a (mais de) meio percurso: quatro jogos já estão resolvidos, faltam três.

E para lograr atingir o registo de Ruben Amorim, Hugo Oliveira apenas terá de ver o seu Famalicão não sofrer golos nos desafios com Moreirense, Nacional e Rio Ave. Difícil pode ser, impossível não é. Mais uma curiosidade: se mantiver a baliza a zeros nos três referidos jogos e, por consequência, igualar o Sporting de Amorim, o Famalicão de Oliveira pode chegar ao oitavo encontro sem sofrer golos diante do… Sporting. A ultrapassagem pode acontecer daqui a quatro rondas, na 26.ª jornada.

Fonte: A Bola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!