O Futebol Clube da Beira (FCB) foi oficialmente confirmado como o segundo representante da província de Sofala na Poule de Apuramento ao Moçambola 2026, após ser-lhe atribuído dois pontos pela Associação Provincial de Futebol de Sofala (APFS), devido à utilização irregular de um jogador por parte do Matchedje da Beira, na partida da 11.ª jornada, que terminou empatada a um golo.
Com essa decisão, o FCB passou a somar 46 pontos, ultrapassando a equipa do Têxtil do Púnguè, que havia apresentado a denúncia sobre a irregularidade do atleta do Matchedje da Beira. Embora também tenha sido beneficiado com três pontos, o Têxtil permanece na terceira posição, com 45 pontos.
O presidente da APFS, Joaquim Mateus, explicou que “uma denúncia beneficia todas as equipas, ao contrário de um protesto, que é de interesse individual”.
Na manhã de hoje, Joaquim Mateus ofereceu apoio moral às duas equipas representantes de Sofala, comprometendo-se a apoiar financeiramente com 100 mil meticais, caso uma delas consiga a promoção ao Moçambola.
Também o director provincial da Juventude, Desporto e Emprego, Zeferino História, prometeu apoio material e financeiro às duas formações, reiterando que o objectivo do Governo de Sofala é ver mais equipas da província a competir no Moçambola.
Fonte: Jornaldesafio