27.1 C
New York
Monday, December 15, 2025
InícioDesportoFC Porto: campo financeiro a superar o desportivo em ano zero

FC Porto: campo financeiro a superar o desportivo em ano zero

Equipa não consegue acompanhar os excelentes resultados conseguidos nos gabinetes da SAD. Vendas de Galeno e Nico González a contrastar com mais um empate na Liga e título começa a ser uma miragem...

Naquele que é considerado o ano zero da presidência de André Villas-Boas, o FC Porto está a ter um comportamento díspar no que concerne ao contexto financeiro e desportivo. Se no plano das finanças o dragão vai dando provas inequívocas de competência, como atesta o facto de ter tido um mercado de inverno absolutamente notável com as vendas de Galeno e de Nico González a atingirem os três dígitos em milhões de euros, já dentro das quatro linhas a equipa continua numa agonia absoluta e o título é praticamente uma miragem, ainda que sexta-feira, no Estádio do Dragão, a equipa possa dar uma prova de vida caso vença o campeão nacional Sporting e encurte as distâncias para cinco pontos, ainda que seja uma almofada bastante confortável para os leões na classificação.

Não há como desmentir que a época tem sido marcada pelo insucesso desportivo, com resultados aquém das expetativas, ao ponto de a Supertaça Cândido de Oliveira, ganha ao Sporting no verão passado, em Aveiro, não servir para escamotear essa realidade.

O universo azul e branco, habituado a grandes feitos do seu clube, ainda deprimido e tem razões de sobra para tal sentimento. O empate em Vila do Conde a duas bolas foi mais um duro revés, ainda que a equipa tenha dado sinais de melhoras, mas alguns jogadores — Nehuén Pérez e Otávio, sobretudo — deram provas de uma falta de confiança gritante.

A transparência, relação com os sócios, credibilização, boas práticas e gestão financeira é um trabalho que está a ser feito de forma criteriosa e correta, procurando a almejada sustentabilidade para os próximos anos, mas apesar de ser algo tão importante para a sobrevivência do FC Porto, a vertente desportiva faz com que os adeptos estejam a viver um momento de grande incerteza.

Os mais de 100 milhões de euros que entraram nas contas da SAD com os negócios Galeno e Nico González, a que se juntará a compra obrigatória de Fran Navarro pelo SC Braga a troco de 2,7 milhões de euros no verão, permitem a André Villas-Boas gerir de forma mais desafogada a vida do clube, mas o presidente dos azuis e brancos sente que a equipa poderia (e deveria) dar mais no campo.

Objetivamente, a aposta em Vítor Bruno não correu de feição, o treinador encontrou um balneário com alguns jogadores contrariados e sem o foco no coletivo e toda essa conjugação de fatores, aliada à falta de recursos financeiros para apostar mais em força no plantel no passado verão, explica, em parte, o insucesso desportivo. Martín Anselmi foi apanhado neste fogo cruzado e tenta formar um núcleo duro, visando já a próxima época, ainda que nesta tenha a ambição de fazer o melhor possível...

Fonte: A Bola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

O secretário-geral da ONU, António Guterres, falando em uma coletiva de imprensa na sede das Nações Unidas, em Nova Iorqque (foto de arquivo)

Guterres condena ataque mortal em celebração de Hanukkah na Austrália

0
O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou fortemente o ataque terrorista durante a celebração do Hanukkah em Sydney, Austrália. Dois homens armados...
- Advertisment -spot_img