27.1 C
New York
Thursday, September 25, 2025
No menu items!
No menu items!
InícioNacionalSociedadeFEMATRO propõe criação de faixas dedicadas para autocarros 

FEMATRO propõe criação de faixas dedicadas para autocarros 

FEMATRO apela ao Governo a criação de faixas dedicadas para autocarros e o envolvimento do sector privado na busca de soluções viáveis para a crise de transporte no país.

A Federação Moçambicana dos Transportadores Rodoviários diz que a zona metropolitana de Maputo não está preparada para receber os autocarros articulados, projectados pelo Governo. Jorge Manhiça, porta-voz da FEMATRO, diz que o Executivo deve envolver o sector privado para juntos encontrarem soluções viáveis para fazer face aos problemas de transporte do país. Os autocarros articulados já deviam estar a circular desde Janeiro deste ano (2024), o que ainda não aconteceu. Depois de falhar várias vezes, a Agência Metropolitana dos Transportes de Maputo apontou Março como o provável mês para a entrada em circulação dos autocarros.

Por sua vez, a FEMATRO, reclama da falta de transparência num processo que por ser parceiro deveria ser envolvida: “A preocupação mesmo é a falta de ligação da FAMATRO como parceiro da AMT e Ministério dos transportes. Porque não pode haver assuntos de transportes e a FEMATRO não está por dentro. Contactamos o AMT, mas não nos disseram nada. Só para mostrar que não existe nenhuma ligação entre o sector privado e o público” – disse Manhiça, porta-voz da FEMATRO.

Questionado pelo “O País”, sobre a data de início da circulação dos autocarros articulados, o Porta-voz da FEMATRO, afirmou ainda, haver a necessidade de se criar condições no terreno antes do início da circulação dos autocarros articulados. Visto que uma das causas da redução de transporte na zona metropolitana de Maputo é a recorrente avaria dos meios circulantes e a falta de manutenção.

Refira-se que o Presidente do Conselho de Administração da AMT, António Matos, em entrevista recente à RM, revelou que os autocarros articulados serão geridos pelas empresas municipais de transporte de Maputo e Matola e uma companhia sul-africana.

Fonte:O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Chapo apela à unidade global na sessão da Assembleia-Geral da ONU

0
O Presidente da República, Daniel Chapo, fez a sua estreia na 80ª Sessão da Assembleia-Geral  das Nações Unidas em Nova Iorque, onde defendeu o...
- Advertisment -spot_img