Resumo
O Ferroviário da Beira sagrou-se campeão nacional de basquetebol sénior masculino na Liga Mozal 2025, ao vencer o Costa do Sol por 67-65 no jogo 3 das finais, numa série que terminou em 3-0 a favor do Ferroviário. O Costa do Sol tentou forçar o jogo quatro, mas o Ferroviário dominou, com destaque para Ayad Munguambe e Joshua Thomas. O jogo foi equilibrado, com reviravoltas no marcador, mas o Ferroviário da Beira, orientado por Nilton Manheira, acabou por vencer. Este é o segundo título consecutivo do Ferroviário da Beira, que já tinha conquistado o campeonato no ano anterior. A Liga Moçambicana de Basquetebol, representada pelo presidente António Madeira, expressou satisfação com a competição.
Por Vanildo Polege
Numa partida em que o Costa do Sol tinha a dura missão de forçar o jogo quatro, os pupilos de Milagre Macome entraram já a acelerar os passos para o efeito, diante de um Ferroviário que entrou meio perdido em campo, tendo o primeiro quarto terminado por 10-17 a favor dos canarinhos.
No segundo quarto, o Ferroviário da Beira entrou esclarecido e determinado a revalidar o título de campeão, mas tinha pela frente o vice-campeão que também queria fazer história, ao fim de 12 minutos, os números indicavam 21-14 a favor dos locomotivas de Chiveve e a primeira parte terminou com tudo igualado 31 pontos para cada lado.
Na retoma da contenda, o Costa do Sol voltou a tomar as rédeas do jogo, num jogo de idas e vindas no marcador, mas o terceiro quarto veio mesmo a terminar a favor dos canarinhos por 20-23.
No decisivo quarto e último quarto da partida, assistiu-se a um verdadeiro espetáculo, com as emoções a flor da pele, uma vez mais idas e vindas no marcador, mas o Ferroviário da Beira de Nilton Manheira, esteve melhor esclarecido e venceu o mesmo por 16-11, ficando o resultado final em 67-65 no fim da contenda, sagrando-se bicampeão nacional de basquetebol, depois de ter alcançado o mesmo feito no ano passado diante dos canarinhos.
Ayad Munguambe foi a melhor unidade dos “locomotivas” A Beiaa durante o jogo com 15 de eficiência, anotando 13 pontos, 7 ressaltos e 1 assistência, seguido de Joshua Thomas que anotou 15 pontos, 7 ressaltos e 5 assistências com 14 de eficiência. Já do lado da turma canarinha a melhor unidade foi Denilson Magaia com 13 de eficiência, 6 pontos 7 ressaltos e 2 bloqueios.
A Liga Moçambicana de Basquetebol (LMB), na voz do seu presidente António Madeira, diz sentir-se satisfeita com a organização e o desfecho da prova, que viu o seu cair do pano este domingo 14 de Dezembro, no pavilhão da A Politécnica e já perspectiva a próxima edição da prova. (LANCEMZ)
Fonte: Lance






