Resumo
O Ferroviário de Quelimane venceu a Academia New Vision de Pemba por 96-83 na 6.ª jornada da Liga MOZAL. O jogo foi marcado por momentos emocionantes, com o Ferroviário a liderar desde o primeiro quarto (27-22) devido à sua experiência e calma. No segundo quarto, o Ferroviário ampliou a vantagem para 56-39. Apesar da reação da New Vision no terceiro quarto, o Ferroviário manteve-se à frente (77-64). No último quarto, ambos os times lutaram, mas o Ferroviário garantiu a vitória. Célcio Machava destacou-se com 23 pontos e 19 ressaltos, enquanto Juma Elias marcou 30 pontos para a New Vision. Noutra partida, o Ferroviário de Maputo venceu a A Politécnica por 83-70, após um início forte.
Por: Rosário Rafael e Artur Manhique (Fotos)
Os primeiros instantes foram marcados por uma New Vision que até entrou melhor na partida, demonstrando que queria mais do jogo. Contudo, a experiência e a calma dos “locomotivas de Quelimane” vieram ao de cima, permitindo-lhes sair em vantagem no primeiro quarto por 27-22.
No segundo quarto, a turma locomotiva produziu mais e permitiu menos, chegando aos 29 pontos marcados e sofrendo apenas 17 da New Vision. O resultado ao intervalo fixou-se em 56-39.
VEJA O RESUMO NO NOSSO YOUTUBE
Na segunda parte, concretamente no terceiro quarto, surgiu a resposta tímida da equipa de Pemba, que conseguiu somar mais pontos que o Ferroviário. Porém, não foram suficientes para assumir a dianteira, e o resultado ao final do terceiro quarto indicava 77-64.
No último quarto, o equilíbrio imperou, com ambas as formações a lutarem para chegar ao maior número de pontos. Ainda assim, foi o Ferroviário de Quelimane a levar a melhor no final dos 48 minutos, vencendo por 96-83.
No capítulo individual, Célcio Machava, do Ferroviário de Quelimane, teve a melhor performance da partida, anotando um duplo-duplo com 23 pontos e 19 ressaltos ganhos. Juma Elias, da New Vision, pelo segundo jogo consecutivo, foi o cestinha da partida com 30 pontos.
Outra partida do dia
Na outra partida do dia, o Ferroviário de Maputo, que vinha de três derrotas consecutivas, voltou a sentir o sabor da vitória ao derrotar a A Politécnica por 83-70, aplicando deste modo a terceira derrota consecutiva aos “universitários”, numa partida de encher os olhos.
Os “locomotivas” entraram a mandar no encontro e rapidamente foram ganhando vantagem, terminando o primeiro quarto a vencer por 21-16. No segundo quarto pedia-se uma A Politecnica mais forte, mas não foi o que se assistiu, pois o Ferroviário aproveitou para aumentar a vantagem, que ao intervalo era de 41-30.
Na segunda parte, os adeptos dos “estudantes” clamavam por reação, mas a locomotiva estava endiabrada e continuou a mandar no encontro. O terceiro quarto terminou com uma diferença de 17 pontos: 68-51.
No último e derradeiro quarto, o Ferroviário de Maputo geriu bem o jogo, não permitindo que a redução da A Politécnica chegasse a números mais próximos, fixando o resultado final em 83-70.
Calus Francisco, do Ferroviário de Maputo, foi o jogador mais eficiente da partida, somando 17 pontos e 7 ressaltos ganhos. Já do lado da A Politécnica, Osmane Sumara foi o cestinha do encontro com 18 pontos. (LANCEMZ)
Fonte: Lance






