27.1 C
New York
Tuesday, September 30, 2025
InícioEconomiaFMI reforça apoio a Moçambique no âmbito do Mecanismo de Crédito Alargado

FMI reforça apoio a Moçambique no âmbito do Mecanismo de Crédito Alargado

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reafirmou o seu compromisso de continuar a apoiar Moçambique nos esforços de desenvolvimento e estabilidade macroeconómica, através do Mecanismo de Crédito Alargado (ECF, na sigla em inglês). A garantia foi dada pelo chefe da delegação do FMI, Pablo Lopez Murphy, durante uma audiência com o Presidente da República, Daniel Chapo, realizada em Maputo a 20 de Fevereiro de 2025.

De acordo com Murphy, a visita da delegação do FMI tem como objectivo reforçar o diálogo com o novo Governo moçambicano e compreender as prioridades da governação para o fortalecimento da economia nacional. O responsável sublinhou que o FMI pretende continuar a contribuir para a estabilidade macroeconómica do país, apoiando medidas que impulsionem o crescimento sustentável e a criação de emprego.

<

p style=”margin-top: 0in;text-align: justify;background-image: initial;background-position: initial;background-size: initial;background-repeat: initial;background-attachment: initial”>O ECF é um programa do FMI que fornece assistência financeira a médio prazo a países de baixo rendimento com desafios prolongados de balança de pagamentos. O objectivo do mecanismo é impulsionar o crescimento económico, reduzir a pobreza, fortalecer as finanças públicas, reduzir a dívida e modernizar a política monetária. Além disso, o programa visa aumentar o potencial de crescimento de Moçambique e construir resiliência às alterações climáticas, um aspecto cada vez mais relevante na agenda económica do país.

Murphy destacou que o FMI reconhece o potencial económico de Moçambique, bem como os desafios que ainda persistem. Durante a audiência, reforçou a intenção do FMI de trabalhar em estreita colaboração com as autoridades moçambicanas para consolidar políticas económicas eficazes e garantir maior estabilidade financeira. Para o organismo internacional, a prioridade do Governo moçambicano de fomentar o crescimento e gerar emprego é essencial para a erradicação da pobreza, e o FMI quer apoiar esta agenda com aconselhamento técnico e financiamento adequado.

A visita da delegação do FMI ocorre num contexto em que Moçambique tem implementado medidas para melhorar a gestão das finanças públicas e reforçar a resiliência económica. O FMI assegurou que continuará a prestar assistência técnica e financeira ao país, procurando contribuir para um ambiente macroeconómico mais estável e sustentável.

No final do encontro, Murphy reforçou o compromisso do FMI em manter uma relação estreita com Moçambique e colaborar com o Governo para identificar as melhores formas de apoio ao desenvolvimento económico e social do país.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Centenas de famílias palestinas continuam fugindo da Cidade de Gaza, no norte do enclave, através da superlotada Rua costeira al-Rashid,

Equipes da ONU pedem cessar-fogo em Gaza, em meio a anúncio...

0
Operações militares na cidade de Gaza já forçaram deslocamento de 400 mil pessoas, causando superlotação em zona costeira; chegada do inverno e expansão da fome são pontos de preocupação; Escritório de Direitos Humanos alerta para ataques mortais contra civis deslocados, inclusive enquanto buscam lenha para cozinhar. 
- Advertisment -spot_img