27.1 C
New York
Saturday, September 20, 2025
InícioEconomiaFMI Revê em Alta Crescimento Global Para 2025, Mas Alerta Para Fragilidade...

FMI Revê em Alta Crescimento Global Para 2025, Mas Alerta Para Fragilidade da Retoma e Riscos Geopolíticos

Questões-Chave:

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu ligeiramente em alta as projecções de crescimento da economia global para 2025, estimando agora uma expansão de 3,2%, face aos 3,1% previstos em Abril. A actualização, publicada esta semana, reflecte uma performance acima do esperado nos Estados Unidos e uma resiliência moderada nos mercados emergentes. No entanto, o FMI alerta que a retoma global permanece desigual, frágil e vulnerável a riscos significativos, sobretudo geopolíticos e financeiros.

A revisão do crescimento global reflecte em grande medida o desempenho da economia norte-americana, cuja previsão de crescimento para 2025 foi ajustada para 2,6% (mais 0,3 pontos percentuais). O FMI destaca o consumo privado robusto, o mercado de trabalho resiliente e um ciclo de política monetária mais acomodativo a partir do segundo semestre.

Na Zona Euro, a previsão é de crescimento moderado de 1,3%, com países como Alemanha, França e Itália ainda a recuperar dos choques energéticos e da desaceleração industrial. As condições financeiras restritivas e a inflação persistente também limitam a retoma plena no bloco europeu.

Já os mercados emergentes e em desenvolvimento deverão crescer em média 4,2%, com destaque para:

A inflação global deverá continuar a desacelerar, com taxas projectadas de 4,7% para economias avançadas e 7,4% para mercados emergentes, ainda acima das metas das autoridades monetárias. O FMI reconhece avanços na normalização dos preços, mas adverte para potenciais reversões, caso haja novos choques energéticos ou agravamento das tensões comerciais.

Riscos Sistémicos e Recomendações do FMI

O relatório enfatiza que o crescimento revisto não significa uma retoma segura. Pelo contrário, o FMI aponta riscos crescentes à estabilidade económica global:

O Fundo defende uma combinação de políticas fiscais prudentes, flexibilidade monetária ancorada em metas de inflação e reformas estruturais que promovam a produtividade, o investimento e a inclusão económica.

Optimismo Moderado com Avisos Relevantes

A ligeira melhoria nas projecções do FMI para 2025 não deve ser interpretada como um sinal de euforia. O cenário global continua exposto a incertezas e rupturas potenciais. O desafio para os decisores políticos será manter o crescimento, reduzir a inflação e, simultaneamente, reforçar a resiliência das suas economias.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

CC não se pronuncia sobre PR que ocupa liderança do partido

0
O Conselho Constitucional optou por não se pronunciar sobre a alegada incompatibilidade entre os cargos de Presidente da República e presidente da Frelimo, num...
- Advertisment -spot_img