Wednesday, December 24, 2025
InícioTransportes e ComunicaçõesComunicação e TecnologiaFNUAP quer ampliar o acesso ao planeamento familiar em Moçambique

FNUAP quer ampliar o acesso ao planeamento familiar em Moçambique

Resumo

O FNUAP e a Embaixada da Irlanda em Moçambique assinaram um acordo para implementar o projeto "Acesso e Escolha - Planeamento Familiar para a Saúde, Direitos e Desenvolvimento". O projeto visa disponibilizar cinco métodos modernos de Planeamento Familiar, cobrindo 34% das necessidades nacionais de 2026, distribuindo contraceptivos e medicamentos em áreas remotas, fortalecendo os sistemas de informação logística e promovendo o acesso à informação e métodos contraceptivos. Moçambique tem registado progressos na expansão do acesso aos serviços de planeamento familiar, com um aumento na utilização de métodos contraceptivos modernos de 11% em 2011 para 25% em 2022/23, contribuindo para a redução da mortalidade materna e infantil. A iniciativa de 2 anos conta com um financiamento de 6 milhões de Euros da Irlanda para reforçar o acesso a serviços essenciais.

O FNUAP, Fundo das Nações Unidas para a População, e a Embaixada da Irlanda em Moçambique assinaram, em Maputo, um acordo para a implementação do projecto Acesso e Escolha - Planeamento Familiar para a Saúde, Direitos e Desenvolvimento.  

O projecto “Acesso e Escolha” pretende responder de forma directa aos desafios relacionados aos Direitos de Saúde Sexual e Reprodutiva com enfoque na disponibilização de pelo menos cinco métodos modernos de Planeamento Familiar e sua distribuição nas Unidades Sanitárias e Comunidades.

A implementação deste projecto estará centrada na Aquisição de contraceptivos, cobrindo 34% das necessidades nacionais de 2026; Apoio à distribuição de contraceptivos e outros medicamentos até os lugares mais longínquos, garantindo que estes cheguem às unidades sanitárias e comunidades das quatro províncias alvo; e Reforço dos sistemas nacionais de informação logística, por meio de formação, melhoria da qualidade dos dados e uso de ferramentas digitais para monitoria da cadeia de abastecimento em tempo real.

O objectivo principal é de garantir que as mulheres, os homens, os casais, os adolescentes e os Jovens tenham acesso à informação e aos métodos de planeamento familiar (injectáveis, pílulas, implantes, dispositivos intra-uterinos e preservativos) de que precisam para escolher e tomar decisões informadas sobre o seu futuro.

Dados do FNUAP indicam que Moçambique tem registado progressos notáveis na expansão do acesso aos serviços de planeamento familiar nos últimos anos.

A utilização de métodos contraceptivos modernos aumentou de 11% em 2011 para 25% em 2022/23, contribuindo para uma redução significativa da mortalidade materna (de 408 para 233 por 100.000 nascimentos vivos) e da mortalidade infantil (de 101 para 39 por 1.000 nascimentos vivos). Estes ganhos são resultado do forte compromisso do Ministério da Saúde e seus parceiros.

A iniciativa de 2 anos tem a contribuição de 6 milhões de Euros da Irlanda, para reforçar o acesso a serviços essenciais de saúde sexual e reprodutiva para mulheres, adolescentes e jovens em todo o país, com foco especial nas províncias de Niassa, Nampula, Sofala e Inhambane.

A Esta contribuição é parte do apoio global da Irlanda para a Parceria Global da FNUAP, destinada a provisão de produtos para Planeamento Familiar em países com maiores necessidades. (X)

Fonte: RM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

media:entermedia_image:4deda96c-50c0-4d4d-ac3b-a91f7287f061

FMI diz que economia pode demorar para sentir impacto profundo da...

0
A rápida expansão da inteligência artificial levanta questões sobre uma nova revolução industrial, com previsões de ganhos de produtividade e alertas para...
- Advertisment -spot_img