Com o objetivo de fortalecer o empoderamento da juventude moçambicana através do desporto, promover a massificação da prática desportiva e reconhecer o trabalho desenvolvido pela Fundação Clarisse Machanguana, o Ministério da Juventude e Desportos (MJD) e a referida fundação assinaram, na manhã desta terça-feira, 21 de Outubro, um memorando de entendimento que visa consolidar ações conjuntas em prol dos jovens.
Por Rosário Rafael
“A parceria é o reconhecimento de que ambas as instituições estão a fazer algo em prol da juventude. É poder ajudar mutuamente nas áreas em que a Fundação tem maior experiência ou pessoal capacitado para implementar programas, conforme foi estabelecido. Também é reconhecer as áreas em que o Governo, como instituição que representa o país, pode abrir portas ou promover ações que complementem o trabalho da Fundação, e vice-versa. Trata-se, portanto, de um memorando de entendimento que prevê ações coletivas e individuais, todas voltadas para o empoderamento da juventude através do desporto”, esclareceu Clarisse Machanguana.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
A antiga estrela do basquetebol moçambicano falou ainda de um dos maiores projetos que a Fundação tem desenvolvido no país, em parceria com a maior liga de basquetebol norte-americana.
“Um dos programas que temos vindo a implementar chama-se Junior NBA, e visa a massificação do desporto. Envolve também a formação de treinadores, os chamados coaches clinics, onde temos trazido técnicos dos Estados Unidos para criarem oportunidades de capacitação aos treinadores locais. Este é um programa que o Ministério da Juventude e Desportos reconhece como importante para a melhoria contínua da prática desportiva. Tudo o que envolve o basquetebol e a sua massificação será área de colaboração”, revelou Machanguana.
Clarisse Machanguana explicou ainda que a assinatura do acordo não tem caráter material, mas sim simbólico, refletindo o reconhecimento mútuo do trabalho das duas instituições.
“Em termos materiais, nada. A Fundação tem desenvolvido ações a nível nacional e internacional, como a busca de equipamentos, bolas de basquete e outros recursos ligados à prática da modalidade. Sabemos das dificuldades que o Governo e outras instituições enfrentam, por isso esta parceria não tem fins materiais, mas sim o objetivo de fortalecer uma colaboração que reconheça que ambas as ações contribuem para o desenvolvimento da juventude através do desporto”, sublinhou Machanguana.
Por sua vez, o Governo, representado pelo Secretário Permanente do Ministério da Juventude e Desportos, Júlio Mendes, elogiou o trabalho que a Fundação Clarisse Machanguana vem realizando e mostrou-se disponível para apoiar o seu crescimento.
“A partir deste momento, queremos manifestar o nosso apreço à Fundação Clarisse Machanguana por este ato público que acabamos de testemunhar, e que certamente beneficiará muitos jovens praticantes de basquetebol”, afirmou Júlio Mendes, Secretário Permanente do Ministério da Juventude e Desportos.
A Fundação Clarisse Machanguana tem vindo a proporcionar várias acções de apoio ao desporto juvenil moçambicano, que tem trazido um ambiente saudável às crianças ao nível da capital do país na bola ao cesto. (LANCEMZ)
Fonte: Lance