Resumo
Geny Catamo regressa ao Estádio da Luz para o clássico entre Benfica e Sporting, marcado para as 22h15, referente à 13ª jornada da Liga Portuguesa. O jogador moçambicano tem boas memórias neste confronto, após ter sido decisivo na conquista de títulos pelo Sporting. O Sporting, atualmente em segundo lugar, procura reduzir a diferença de três pontos para o líder FC Porto, enquanto o Benfica está em terceiro, com 28 pontos. Ambas as equipas vêm de vitórias, com destaque para o Sporting que venceu o Estrela da Amadora por 4-0 e o Club Brugge por 3-0. O Benfica, por sua vez, obteve três vitórias consecutivas, incluindo um triunfo sobre o Ajax por 0-2 na Liga dos Campeões. Na última vez que se encontraram, na Supertaça Cândido de Oliveira, o Benfica venceu por 1-0.
É um jogo de extrema importância para o internacional moçambicano, que no ano passado marcou três golos decisivos na conquista dos dois títulos da formação verde e branca. Agora, o extremo volta ao Estádio da Luz em busca de mais um triunfo que aproxime o Sporting do líder, o FC Porto.
Em relação ao Benfica, Geny e companhia, que ocupam a segunda posição da tabela classificativa, têm três pontos de vantagem. Os “encarnados” seguem na terceira posição com 28 pontos. O Sporting vem de uma goleada por 4-0 ante o Estrela da Amadora, depois de ter vencido o Club Brugge, também em Alvalade, por 3-0, para a Liga dos Campeões. Antes disso, a formação orientada por Rui Borges tinha derrotado o Marinhense, do quarto escalão, para a Taça de Portugal.
O Benfica atravessa uma sequência de três vitórias, naquele que é um dos melhores períodos da sua temporada, tendo sofrido apenas um golo nesses três jogos — disputados em competições diferentes. Após vencer o Atlético, da Liga 3, para a Taça de Portugal, a equipa orientada por José Mourinho bateu o Ajax, em Amesterdão, por 0-2, num duelo crucial da Liga dos Campeões, antes de se impor ao Nacional, na Choupana, por 1-2.
As duas equipas da capital já se defrontaram esta época, na Supertaça Cândido de Oliveira, a primeira prova oficial da temporada, disputada no Estádio Algarve. Na altura, o Benfica, então orientado por Bruno Lage, levou a melhor, vencendo por 1-0, com um golo de Pavlidis.
Fonte: Jornaldesafio






