27.1 C
New York
Friday, February 13, 2026
InícioNacionalSociedadeGezani poderá evoluir para Ciclone Tropical Intenso

Gezani poderá evoluir para Ciclone Tropical Intenso

Resumo

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) alerta que o ciclone tropical GEZANI está a aproximar-se da costa de Inhambane e pode tornar-se num Ciclone Tropical Intenso, com ventos de 200 km/h. Prevê-se chuva acima de 150 mm e ventos de 150 km/h em vários distritos de Inhambane, enquanto em Sofala e Gaza as chuvas serão de 50 a 150 mm, com ventos de até 70 km/h e rajadas de 110 km/h. O alerta abrange ainda as cidades de Maxixe, Inhambane, Xai-Xai e vários distritos destas províncias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) alerta que o ciclone tropical GEZANI continua a mover-se em direcção à costa da província de Inhambane. As projecções actuais indicam que, esse sistema meteorológico poderá evoluir para a categoria de Ciclone Tropical Intenso, com vento médio de 200 quilómetros por hora até ao final do dia de hoje. 

Segundo o alerta do INAM, na província de Inhambane, os distritos de Govura, Inhassoro, Vilankulo, Massinga, Morrumbene, Homoíne, Panda, Inharrime, Jangamo, Zavala e cidades de Maxixe e Inhambane vão apresentar chuvas acima de 150 mm em 24 horas e ventos médios de até 150 quilómetros por hora. 

Já em Sofala, principalmente no distrito de Machanga, e Gaza, em Mandlakazi, Chongoene, Chibuto, Chigubo, Limpopo e cidade de Xai-Xai, as chuvas serão de 50 a 150 mm em 24 horas, acompanhadas de trovoadas e ventos médios de até 70 quilómetros por hora, com rajadas até 110 quilómetros por hora. 

 

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

media:entermedia_image:47b106c8-92bd-49bb-868c-e3828eacadd8

Crescem casos de chikungunya nas Américas em 2026

0
A Organização Pan-Americana da Saúde alertou para o aumento de casos de chikungunya nas Américas em 2026, impulsionado pela presença do mosquito aedes aegypti....
- Advertisment -spot_img